10/07/2024 às 15h46min - Atualizada em 11/07/2024 às 20h16min

Pesquisa aponta que as empresas esperam que o nível de compliance aumente com base nas expectativas regulatórias

Com relevante importância administrativa e jurídica, especialista traz dicas de como implementar o mecanismo e sua importância

DIGITAL TRIX
Assessoria de imprensa
Adobe stock

O conjunto de práticas, mecanismos e procedimentos voltados à proteção da imparcialidade e da ética dentro de uma organização, o compliance tem como objetivo principal promover segurança e mitigar riscos, assegurando o cumprimento de leis, regulamentos e demais normas internas e externas aplicáveis. Tanto a empresa quanto seus colaboradores e fornecedores precisam respeitar as regras estabelecidas a fim de assegurar um ambiente corporativo de conformidade.

De acordo com o jurista, Alexandre Aroeira Salles, mestre e doutor em Direito e sócio-fundador da banca Aroeira Salles Advogados, “o compliance já pode ser compreendido como condição essencial para a realização de negócios. Uma empresa que não possua um programa de integridade efetivo e funcional está mais vulnerável a riscos de integridade e, com o tempo, perderá espaço para empresas verdadeiramente comprometidas com a conformidade”.

Segundo pesquisa desenvolvida pela KPMG, 73% das empresas esperam que o nível de compliance aumente com base nas expectativas regulatórias. E, com a Lei n. 12.846/2013, também conhecida como Lei Anticorrupção, a prática vem se estabelecendo cada vez mais no ambiente empresarial brasileiro e chamando a atenção de empresários interessados em proteger seus negócios.

O jurista afirma que em todo o processo de implementação e funcionamento do programa, é fundamental o apoio e engajamento da alta administração da empresa, representada por sua diretoria, conselho de administração e demais instâncias de direção da empresa, a implantação de um programa de compliance não deve ser encarada por gestores como um custo, mas como um investimento fundamental para a sustentabilidade do negócio e para a geração de valor para todas as partes interessadas”

Sobre o Aroeira Salles

Com mais de 20 anos de atuação, o Aroeira Salles Advogados está presente em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e Londres, auxiliando empresas de diversos segmentos na gestão de projetos e em demandas complexas envolvendo contratos de infraestrutura. Também possui experiência na assessoria na implantação de programas de compliance, na realização de investigações corporativas e na celebração de acordos de leniência nacionais e internacionais.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERONICA GARCIA ROCHA DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp