09/07/2024 às 19h39min - Atualizada em 11/07/2024 às 20h16min

Circuito Escolar de Xadrez de São José dos Pinhais destaca a importância do esporte para o desenvolvimento de crianças e adolescentes

Trabalho da FEXPAR fortalece o xadrez nas escolas e impulsiona conquistas internacionais

Ana Reimann
@fexpar
Ana Reimann
Na última semana, São José dos Pinhais foi palco de um evento de destaque no cenário do xadrez: o Circuito Escolar de Xadrez de São José dos Pinhais. Realizado pela Federação de Xadrez do Paraná com o intuito de promover e celebrar a prática do xadrez na região, o evento reuniu centenas de competidores e entusiastas do esporte, reforçando sua importância não apenas como atividade competitiva, mas como ferramenta pedagógica e de desenvolvimento pessoal.

O xadrez é amplamente reconhecido por suas contribuições ao raciocínio lógico, memória, capacidade de concentração, espírito de equipe, autonomia, tomada de decisão, resiliência e resolução de problemas. Essas são apenas algumas das inúmeras habilidades e competências aprimoradas por meio do ensino e aprendizagem desse jogo milenar.

Em São José dos Pinhais, a prática do xadrez é incentivada desde cedo. Nas escolas municipais, colégios estaduais e instituições privadas, o xadrez é utilizado como uma ferramenta pedagógica fundamental para o desenvolvimento social e emocional dos alunos. Essas instituições têm incorporado o xadrez em seus currículos e projetos educacionais, reconhecendo seu valor na formação integral dos estudantes.

"Esse circuito de xadrez  é uma excelente oportunidade para nossos alunos demonstrarem as habilidades que desenvolveram com o xadrez. A prática do jogo nas escolas tem mostrado resultados incríveis no desenvolvimento cognitivo das crianças," comentou Andressa Hilário Dias, coordenadora do Programa Mente Ativa do Ensino e Aprendizagem do Jogo de Xadrez, pela Secretaria Municipal de Educação do município.


O Clube de Xadrez da região também desempenha um papel importante nesse contexto. Oferecendo aulas em diversos horários pelas manhãs, tardes e noites, o clube atende diretamente mais de 150 alunos. Esses jovens enxadristas são preparados e selecionados para representar o município em competições estaduais, nacionais e internacionais. O clube também serve como um centro de formação para professores, ampliando o alcance do xadrez para mais de 25 mil alunos praticantes em toda a cidade.

O presidente da Federação de Xadrez do Paraná, Paulo Virgilio, mais uma vez reforçou como a prática desportiva é capaz de construir a cidadania e os ideais do movimento olímpico. “Esses ideais são direcionados à construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua”, destacou.

Durante os campeonatos, dezenas de pessoas atuam orientando os alunos sobre as regras do jogo: a arbitragem. Os árbitros desempenham um papel fundamental nas competições, garantindo que as regras sejam aplicadas de forma justa e que o evento ocorra sem problemas. Além disso, é uma oportunidade de contribuírem para o sucesso do torneio, como destaca Mateus, um dos membros da arbitragem.

"Nunca joguei em competição; eu só gostava de jogar com meu pai. Quando criança, passava horas jogando xadrez com ele. No entanto, eu conhecia as regras e, por isso, comecei a participar como árbitro nos eventos. Acho fascinante ver como as crianças se divertem e aprendem durante as partidas."

Destaque internacional
O Master Fide Edgar Rodrigues esteve presente, como entusiasta, na competição de hoje. O enxadrista aproveitou a oportunidade para contar a emocionante disputa ocorrida durante 8° Torneio Internacional de Xadrez Sesc Caiobá, onde conquistou um feito histórico ao alcançar a norma de Mestre Internacional, um marco significativo em sua jornada. Com desempenho exemplar, ele demonstrou não apenas habilidade técnica, mas também uma determinação incansável:

"Tenho me esforçado bastante no treinamento para continuar com bons resultados nas próximas competições. Também faço questão de focar na minha função como professor e transmitir a minha experiência aos meus alunos, para que eles também consigam alcançar seus objetivos."


Com suas palavras, Edgar destacou a importância de atingir metas pessoais, mas também a de inspirar outros enxadristas. O Master Fide lembrou do incentivo e apoio dos amigos e da família tanto nas alegrias quanto em frustrações e, sem palavras para explicar o sentimento de chegar na posição de destaque, afirmou estar focado nos próximos títulos:

"É isso aí, vamos ver o que o futuro me reserva para as próximas conquistas."
O sucesso do Circuito escolar de xadrez de São José dos Pinhais reafirma o potencial do xadrez em moldar futuros brilhantes, assim como o compromisso contínuo de São José dos Pinhais, Federação de Xadrez do Paraná, Clubes de Xadrez, enxadristas e professores com a educação e o desenvolvimento integral de jovens cidadãos.


Reportagem: Ana Reimann                                                                                   linkedin.com/in/anareimann/

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA PAULA REIMANN
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp