09/07/2024 às 19h00min - Atualizada em 11/07/2024 às 20h16min

Educação corporativa em tempos de falta de mão de obra: a importância de treinamentos internos para equipe

Como superar barreiras e medir eficácia em treinamentos corporativos

MARCELLA IZZO
reprodução

A escassez de mão de obra qualificada é um desafio crescente para empresas em todo o mundo. De acordo com um estudo recente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), 72% das empresas brasileiras enfrentam dificuldades para preencher vagas com candidatos que possuam as habilidades necessárias. Essa lacuna de competências não apenas retarda o crescimento das organizações, mas também compromete a competitividade no mercado global.

Dados do Fórum Econômico Mundial reforçam essa preocupação, revelando que até 2025, cerca de 50% de todos os trabalhadores precisarão de requalificação devido aos avanços tecnológicos e às mudanças nos modelos de negócios. A urgência para solucionar essa questão é evidente, e as empresas precisam de uma resposta eficaz para transformar equipes e alcançar os resultados desejados.

"Em um cenário onde a falta de capacitação impacta diretamente o desempenho das empresas, a Nohau Escola oferece uma solução inovadora e eficiente. Nossa missão é proporcionar trilhas de conhecimento específicas, desenhadas sob medida para atender às demandas únicas de cada empresa e equipe, de forma ágil e eficaz", afirma Leonardo de Assis, CEO da Nohau Escola.

No atual cenário de escassez de mão de obra qualificada, a utilização de trilhas de conhecimento desenhadas sob medida é essencial para o desenvolvimento de equipes eficientes e produtivas. Uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company destaca que empresas que adotam programas de treinamento personalizados conseguem aumentar a produtividade dos funcionários em até 30%.

"A Nohau Escola se destaca ao oferecer treinamentos corporativos nas áreas de Supply Chain, Data Analytics, Transformação Digital e Skills. Cada programa é estruturado para maximizar o impacto no desempenho e na produtividade, preparando profissionais para os desafios do mercado atual", explica o executivo. 

 

"Entendemos que cada organização possui necessidades e objetivos distintos. Por isso, nossas soluções de treinamento são altamente personalizáveis, abrangendo diversas modalidades para se adaptar à sua realidade", completa Assis.

Dificuldade na implementação

Implementar treinamentos eficazes nas equipes é uma tarefa desafiadora para muitas organizações. Um relatório da Harvard Business Review destaca que 70% dos programas de treinamento falham em alcançar os resultados esperados. Entre as principais dificuldades estão a falta de engajamento dos funcionários, a resistência à mudança, e a inadequação dos programas ao contexto específico da empresa.

Um estudo da consultoria Bersin by Deloitte revela que apenas 25% dos líderes empresariais acreditam que os programas de treinamento em suas organizações são eficazes em melhorar o desempenho. Além disso, muitos programas de treinamento são desenvolvidos de maneira genérica, sem considerar as necessidades específicas e as particularidades de cada equipe, o que diminui significativamente seu impacto.

"Utilizamos metodologias que tornam o aprendizado mais engajador e eficiente, adaptando-se às necessidades específicas de cada organização e colaborador. Com formatos variados, como treinamentos online e presenciais, ao vivo e gravados, individuais e em grupo, nossos programas equilibram teoria e prática para garantir resultados concretos. Além disso, proporcionamos acesso a uma comunidade exclusiva de profissionais, incentivando a troca de experiências e o networking", explica o CEO da Nohau Escola.

Avaliação e Eficácia

Outra dificuldade comum nos treinamentos corporativos é a medição e avaliação da eficácia dos programas de treinamento. Muitas organizações enfrentam desafios em quantificar o retorno sobre o investimento (ROI) dos seus programas de capacitação. 

De acordo com Leonardo de Assis, utilizam-se ferramentas e metodologias para medir e avaliar os impactos, garantindo que as organizações possam ver claramente os benefícios e o retorno dos seus investimentos em capacitação. "Avaliação baseada em dados, feedback contínuo, relatórios personalizados, ferramentas de gamificação são algumas das soluções para medir a eficácia dos treinamentos", completa.




 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCELLA FERNANDES IZZO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp