11/07/2024 às 09h35min - Atualizada em 11/07/2024 às 20h01min

Especialistas comentam 5 estratégias de crescimento para consultórios e clínicas médicas

Novas unidades, campanhas de marketing e padronização de processos são algumas delas

MGA PRESS
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Quando se fala de crescimento, especialistas podem estar se referindo à expansão territorial, aumento de clientela ou econômica. Pensando nesses aspectos, é de conhecimento de todos que fazer com que a companhia cresça é o objetivo de qualquer empreendedor e isso não é diferente com médicos e profissionais da área da saúde. 

 

De acordo com dados do Sebrae, atualmente existem mais de 291 mil clínicas registradas no Brasil, pela Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAEs). Porém, 60% delas encerram suas atividades em menos de cinco anos, sendo que 54% são atribuídos a má administração. Ou seja, apesar de ter um número expressivo de consultórios espalhados pelo território nacional,é possível perceber, por meio de dados, que os profissionais não estão sabendo administrar seu próprio negócio. 

 

Pensando em ajudar esse público em específico, os sócios do  Club Doctor Med, programa de mentoria e gestão para negócios na área de saúde, listaram cinco dicas para empreendedores que querem atingir o sucesso e verem suas clínicas prosperarem. 

 

1 - Recursos Tecnológicos 

Dr. Alexandre Cunha, vice-presidente e sócio fundador, que possui mais de duas décadas dedicadas ao estudo de gestão empresarial, explica que a tecnologia tem revolucionado a área da saúde e isso impacta diretamente o funcionamento das clínicas. Para ele, digitalizar os prontuários médicos é uma maneira de facilitar o acesso e a gestão das informações dos pacientes. Além disso, a telemedicina, nos últimos anos, ganhou um destaque primordial, e se tornou uma solução prática para consultas e acompanhamentos remotos.

 

2 - Novas unidades

 

Dr. Manoel Alvino, fundador e presidente do conselho de gestão de uma das maiores redes de clínicas odontológicas do Brasil, e sócio fundador do Club Doctor Med comenta que expandir através da inauguração de novas unidades em regiões estratégicas é uma estratégia comum e eficaz. Para isso, é crucial realizar uma análise detalhada do mercado, levando em consideração a demanda local, a presença de concorrentes, a disponibilidade de profissionais qualificados e o potencial de crescimento.

 

3 - Marketing

Já para o Dr. Sávio Cardoso, um dos fundadores e presidente do Club, médico com mais de 20 anos de experiência, atuando no Brasil e em Portugal, tornar a clínica conhecida e atrair novos pacientes são objetivos que podem ser alcançados com campanhas de marketing bem estruturadas. Utilizar uma combinação de estratégias online e offline, como anúncios em mídias sociais, rádio, televisão e publicações especializadas, ajuda a promover os serviços e especialidades da clínica de forma abrangente e eficaz.

 

4 - Concorrência

 

Para Alexandre Cunha, adquirir clínicas concorrentes pode ser uma boa opção para uma expansão mais rápida. Essa abordagem permite incorporar uma base de pacientes existente e aproveitar a estrutura e os recursos da clínica adquirida. No entanto, é fundamental realizar uma análise cuidadosa da reputação, localização, equipe médica e situação financeira da clínica antes de fechar o negócio, 

 

5 - Recrutamento e Treinamento

 

Alexandre comenta que com a expansão, surge o desafio de gerenciar múltiplas unidades. A contratação e o treinamento de novos profissionais, a padronização de processos e a manutenção de uma comunicação eficiente entre as equipes são aspectos críticos para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados.

 

Contudo, em um cenário competitivo, a adoção dessas estratégias de crescimento pode ser eficaz entre o sucesso e o encerramento das atividades de clínicas e consultórios médicos. 

 

Sobre 

O Club Doctor Med é um programa inovador de mentoria em gestão e negócios, além de um clube de networking para médicos que atuam ou desejam atuar em consultórios ou clínicas privadas. O Club Doctor Med oferece uma ampla gama de serviços, incluindo treinamentos, mentorias, encontros, cursos online e presenciais, além de suporte operacional para equipes de clínicas. 


 

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CAROLINA PALHARES
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