11/07/2024 às 19h51min - Atualizada em 11/07/2024 às 19h51min

​Linha chilena: saiba o que é, como é feita e quais os riscos de usá-la

por Márcio Kenji Ito

A linha chilena, utilizada para empinar pipas durante as férias escolares e nos ventosos dias de agosto, é uma ameaça séria devido ao seu potencial cortante, quatro vezes maior que o do cerol. Enquanto o cerol é produzido artesanalmente com cola e pó de vidro ou ferro, a linha chilena é industrializada, incorporando pó de quartzo e óxido de alumínio para aumentar sua capacidade de corte.
O perigo vai além das sérias lesões que pode causar. O contato com essa linha pode resultar em ferimentos graves, especialmente no pescoço e nas pernas, onde artérias importantes como a carótida e a femoral estão localizadas. A velocidade de uma motocicleta pode aumentar drasticamente o risco de acidentes fatais, já que a linha pode se prender no pescoço do condutor, agravando ainda mais os cortes.
Para as autoridades, é crucial responder rapidamente a incidentes envolvendo linha chilena ou cerol, pois o sangramento intenso pode levar à morte se não for controlado imediatamente. A conscientização sobre os perigos desses materiais é fundamental para prevenir tragédias durante momentos de lazer tão esperados pelas crianças e suas famílias.
Pode brincar, se divertir soltando pipa, mas seja prudente, não use linhas com algum tipo de vidro que possa prejudicar e ferir outra pessoa. E lembrando, comercializar linha desse tipo é crime.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp