05/07/2024 às 11h56min - Atualizada em 06/07/2024 às 00h07min

Projeto Cosmos transforma vida de jovens da Fundação CASA de Iaras com meditação e autoconhecimento

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no local têm embarcado em jornadas emocionais que auxiliam no processo de ressocialização; 18 jovens já foram atendidos nas oficinas semanais

ASSESSORIA DE COMUNICAçãO DA FUNDAçãO CASA
FCASA

Música suave, técnicas de respiração e relaxamento. Durante uma hora e meia, de uma a duas vezes na semana, um grupo de jovens que cumpre medida socioeducativa no centro da Fundação CASA Três Rios, localizado na cidade de Iaras (DRS), participam das oficinas do Projeto Cosmos. Sentados em colchonetes, os adolescentes são convidados a fecharem seus olhos e escutarem as batidas do tambor, sincronizando sua respiração.

Criada e realizada pelo agente de apoio socioeducativo do centro, Anselmo Gonçalves de Oliveira, a iniciativa teve início em janeiro deste ano e já atendeu 18 jovens. As oficinas acontecem em uma das salas do centro socioeducativo com o objetivo de trabalhar com os adolescentes questões sobre o autoconhecimento por meio da meditação, auxiliando no controle emocional para fortalecer o processo de ressocialização.

De acordo com Oliveira, os jovens relataram positivamente os resultados da oficina. “Eles falam que se sentem mais leves, mais tranquilos, com o pensamento mais organizado”, destaca.

Outro momento muito apreciado pelos adolescentes é ouvir o som similar ao da chuva criado por um instrumento chamado “pau de chuva” e elevarem seus pensamentos em uma meditação guiada pelo agente de apoio socioeducativo.

“Ações como o Projeto Cosmos, que oferecem uma troca de saberes, auxiliam adolescentes que cumprem medidas socioeducativas a reconhecerem e a reduzirem o impacto de sentimentos comuns nessa fase da vida, principalmente os relacionados à ansiedade e a depressão, e são muito importantes no contexto de privação de liberdade”, reforça a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

 

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

 

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAUREEN MELLO NOTTOLINI RUIZ
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp