25/06/2024 às 11h02min - Atualizada em 28/06/2024 às 04h13min

Instituto Cervantes do Rio, em Botafogo, tem programação especial nos dias 26 e 28 de junho, em homenagem à Semana do Orgulho LGBTQIA+

BEATRIZ SAMPAIO
Instituto Cervantes RJ
A agenda do Instituto Cervantes, localizado em Botafogo, está repleta para a Semana do Orgulho  LGBTQIA+, sempre com atividades gratuitas. No dia 26 de junho, das 16h30 às 17h45, o evento “Sonhos, símbolos e sombras: identidade de gênero e personagens LGBTQIA+ na literatura infantil” conta com o escritor e crítico de literatura infanto-juvenil Peter O' Sagae. A atividade é híbrida (virtual e presencial). O' Sagae, abordará a identidade de gênero e personagens LGBTQIA+ na literatura infantil. Segundo ele, a partir do conceito de identidade de gênero, representação e diversidades afetivas, “haverá um rápido giro pelos livros de literatura para crianças de autores brasileiros e espanhóis”. O livro ilustrado (na expressão do conto e da crônica) tem aberto suas páginas para o terreno do sonho e da fantasia, projeção de desejos e sombras que percorrem o autoconhecimento, o acolhimento familiar e a inclusão social. De escritores e ilustradores que, décadas atrás, deixavam apenas uma leve insinuação sobre o tema ou a presença de personagens de diferentes orientações, em segundo plano, o olhar contemporâneo se mostra mais generoso, quiçá mais queer e não-binário; também as autorias trans se fazem ver e ouvir em um movimento particular que escolhe outros gêneros (literários e editoriais) e estéticas, com seu repertório mais pop, lúdico, lúcido e poético. Por fim, ele propõe um reencontro com contos de fadas e fábulas para as novas sensibilidades.
Já o dia 28 terá eventos das 15h às 20h45. Das 15h às 16h30, a atividade presencial “Mãe, eu não quero fazer renda [...] não quero a triste saga: Literatura feminista, literatura lésbica: para onde vai a identidade?”, será conduzida pela escritora e hispanista Magalys Fernández Marrero. A mesa-redonda propõe contribuir com a visibilidade da escrita feminina sobre os conflitos sociais e relações sexuais entre mulheres. Se nas últimas décadas a temática homoafetiva tem deixado de ser um tabu em muitas partes do mundo, na América Latina isso ainda não se concretizou com a visibilidade que outros temas ostentam. “Esta é uma oportunidade para prestigiar a semana do orgulho gay, falando das tendências da escrita lésbica e da relação que esses rumos têm com as ‘novas’ identidades que nela vem se consolidando”, afirma Magalyz. Das 17h às 18h30, serão exibidos dois curtas-metragens que tratam da transexualidade: “El secreto de Soraya”, de Talissa Lopes, e “Rosas”, de Ivann Willig. Ambos expõem dois aspectos da realidade que muitos transgêneros vivem e, para entender a mensagem dessas duas produções, haverá uma mesa-redonda após a exibição, com a participação dos diretores e do professor Dr. Fabio Oliveira, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fechando o dia 28, das 19h às 20h45, será apresentado o espetáculo “Divina Nélida”, com as artistas Divina Valéria, Divina Núbia e Gretta $ttar, como parte da celebração aos 90 anos de Nélida Piñon, iniciada no dia 18 de junho. Às 21h haverá um coquetel de encerramento animado pelo DJ Marcão Rezenede e pela hostess Vick Diamond.

Local: Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 62, térreo

Assessoria de imprensa Instituto Cervantes: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio (21) 98181-8351/[email protected]/@briefcomcomunicacao



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BEATRIZ LOPES SAMPAIO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp