13/05/2024 às 15h23min - Atualizada em 14/05/2024 às 00h07min

Pretahub e Salve Games lançam o mapa "Zumbi dos Palmares” no Fortnite

O jogo está disponível gratuitamente em computadores, consoles e dispositivos móveis

REPóRTER JS
Divulgação

A Pretahub, em parceria com a Salve Games, realizou o lançamento exclusivo do mapa "Zumbi dos Palmares" no Fortnite, no Festival Feira Preta. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de acessar em primeira mão no Pacubra, local de exposição do stand do Bioma Comunicação Ancestral. O mapa pode ser acessado gratuitamente como o código: 6696-5695-8858, em várias plataformas, como PC, consoles (PlayStation, Xbox, Nintendo Switch) e dispositivos móveis (iOS e Android). 

O jogo apresenta uma proposta decolonial e promove aos jogadores uma experiência com a luta ancestral por justiça e igualdade, permitindo-lhes defender Quilombo dos Palmares contra ondas de invasores representados por figuras de robôs futuristas. Os heróis da resistência, Zumbi e Dandara, estão presentes como personagens não jogáveis, oferecendo mensagens de incentivo e equipamentos para fortalecer a equipe em sua luta.

A construção se deu a partir da utilização da tecnologia Unreal Editor for Fortnite (UEFN), tornando-se acessível para milhões de jogadores em uma das plataformas mais populares do mundo. Alexandre De Maio, diretor da Salve Games e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do game, explica como foi o desenvolvimento: "Tentamos construir um jogo que fosse não apenas divertido, mas também educativo. Queríamos oferecer uma experiência imersiva que destacasse a história e a luta do povo negro no Brasil, além de proporcionar aos jogadores uma oportunidade de aprender enquanto se divertem", afirma.

O colaborador do projeto, Gui Senna, destacou a importância de sua imersão nas raízes culturais durante o desenvolvimento: "A viagem até a Serra da Barriga e a imersão nas raízes culturais enriqueceram meu entendimento da narrativa e me permitiram contribuir de maneira mais autêntica para a representação do projeto. Este projeto vai além da jogabilidade envolvente, é também uma obra cinematográfica, produzida por uma equipe diversificada de historiadores, dubladores e roteiristas negros", comemora o artista 3D.

O lançamento do mapa "Zumbi dos Palmares" ocorreu durante o Festival Feira Preta e foi um marco não apenas para os gamers brasileiros, mas também para a representatividade e inclusão na indústria dos games. Este evento esteve inserido no projeto Bioma Comunicação Ancestral, uma realização da PretaHub apoiada pela Fundação Ford, que visa promover a conectividade entre profissionais criativos negros, indígenas, periféricos e LGBTQIAPN+ com o mercado de trabalho.

Adriana Barbosa, também diretora-executiva da PretaHub ressaltou a importância de trazer inspiração na história real do Quilombo de Palmares para o mundo dos games: "Esta iniciativa é especialmente significativa em um país onde os gamers negros e mulheres constituem a maioria, conforme revelado pela Pesquisa Game Brasil (PGB). O lançamento representa um marco na indústria dos games, oferecendo ao público uma experiência inovadora e profundamente enraizada na história e cultura afro-brasileira”, explica.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA SANSONI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp