06/05/2024 às 19h23min - Atualizada em 07/05/2024 às 00h01min

EDP apoia projeto de inclusão e cidadania por meio do esporte

O projeto Futebol de Rua pela Educação promove a prática esportiva e discute o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes

Carlo Gianese
EDP
EDP apoia projeto de inclusão e cidadania por meio do esporte em Itaquaquecetuba e Guararema
 
O projeto Futebol de Rua pela Educação promove a prática esportiva e discute o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, em parceria com o Instituto Futebol de Rua, deu o ponta pé inicial no projeto social Futebol de Rua pela Educação na região. A ação iniciou atividades esportivas voltadas para alunos e alunas de 07 a 14 anos em Itaquaquecetuba e Guararema. 

O projeto busca promover a inclusão esportiva de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social e estimular melhores condições de aprendizado, cidadania e formação de valores. Meninos e meninas participam de atividades esportivas, pedagógicas, lúdicas e culturais baseadas no conceito de educação pelo esporte, ministradas por professores de educação física e pedagogos. Em Itaquaquecetuba, as atividades acontecem com alunos da escola municipal EMEB Vice Prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva. Já em Guararema, a iniciativa tem a participaçãol dos alunos da Escola Municipal Dom Alberto Johnnes Steeger.

As oficinas são adaptadas à dinâmica da escola e têm como o fair play e o futebol de arte suas regras principais, a fim de estimular a solidariedade e companheirismo entre os alunos, além de incentivar dribles e movimentações estratégicas. Além de práticas esportivas para promover o desenvolvimento de habilidades motoras, trabalho em equipe e mediação de conflitos, são realizadas oficinas para estabelecer um ambiente de diálogo, interação e resolução de diferenças com a participação ativa dos alunos. 

A parceria da EDP com o projeto Futebol de Rua pela Educação está em quatro estados brasileiros -  São Paulo, Tocantins, Paraíba e Amapá - e cada atividade é adequada para o próprio contexto social do local. As iniciativas propostas têm como objetivo contribuir com o processo de aprendizagem, por meio da melhora do desempenho escolar e da diminuição da taxa de evasão. 

“Cidadania e acesso a uma maior qualidade de vida e bem-estar para as comunidades onde a EDP atua é um dos nossos compromissos de negócio primordiais. Nesse contexto, o projeto Futebol de Rua pela Educação contribui de forma efetiva para o desenvolvimento de crianças e jovens com maior consciência do coletivo e de pertencimento, ingredientes chave para alcançarmos uma sociedade mais sustentável no futuro”, destaca Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp