29/04/2024 às 18h43min - Atualizada em 30/04/2024 às 20h12min

Itaú Cultural abre a programação teatral de maio com apresentações gratuitas da peça King Kong Fran

Sucesso de crítica e público pelo país, o espetáculo, idealizado e apresentado por Rafaela Azevedo, faz uma irreverente reflexão sobre o machismo e outras ações de violência de gênero, convidando a plateia a conhecer o averso dos estereótipos femininos presentes na sociedade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Nanda Carnevali
O Itaú Cultural apresenta de 2 a 5 de maio (quinta-feira a domingo) a peça King Kong Fran, com a atriz e palhaça Rafaela Azevedo, que assina, ainda, a idealização da obra e divide com Pedro Brício sua direção e dramaturgia. O espetáculo reflete sobre machismo, assédio, abuso, consentimento e violência de gênero de uma forma irreverente e debochada, a partir da personagem-título, Fran, que aborda o assunto com o público por meio das linguagens do teatro e do circo.

Em King Kong Fran, a personagem central faz a plateia se deparar com o outro lado dos estereótipos do feminino disseminados na sociedade. Para tanto, parte de referências como a atração circense Monga, A Mulher Gorila, e King Kong, o gorila gigante do cinema, questionando a sexualidade e a distinção de gênero nessa construção social.

Entre brincadeiras (consentidas), relatos e músicas, a personagem, em diálogo com o público, inverte a lógica machista de maneira cômica e irônica. Nesse jogo, ela evidencia a rotina de constrangimentos sofridos pelas mulheres e reafirma a objetificação, violência, assédio, silenciamento e pressão estética que são naturalizados no dia a dia.

Estreado em 2022, King Kong Fran já foi assistido por mais de 12 mil pessoas. O espetáculo, que tem direção musical da cantora e compositora Letrux, foi indicado para Prêmio de Humor 2023 nas categorias Espetáculo, Direção e Performance.

As apresentações no Itaú Cultural são gratuitas, como toda a programação do instituto. Os ingressos são disponibilizados na plataforma INTI, com acesso pelo site www.itaucultural.org.br. Quem não conseguir reservar o seu, pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e tentar possíveis ingressos remanescentes. A fila de espera começa a ser organizada uma hora antes do começo da atração, e os ingressos que tiverem desistência serão distribuídos por ordem de chegada.

Sobre a atriz e diretor
Rafaela Azevedo é atriz formada pela Casa das Artes de Laranjeiras e iniciou sua carreira em 2012 como integrante do Grupo Teatral Moitará, referência no Brasil sobre pesquisa de linguagem da máscara teatral. Participou do Polo Carioca de Circo, estudou e trabalhou com Enrico Bonavera (Piccolo Teatro de Milão, Itália) mestre e expoente da Commedia Dell'Arte; Donato Sartori e Paola Piizzi (Centro Máscara e Estrutura Gestual, Itália) referência na pesquisa e confecção da máscara teatral; e Lina Della Rocca (Teatro Ridotto, Itália), atriz, diretora e pedagoga integrante do grupo internacional de pesquisa Ponte dos Ventos.

Além de King Kong Fran, Rafaela Azevedo também é idealizadora e intérprete do espetáculo de palhaçaria Fran World Tour - eu só preciso ser amada. Ao lado de Pedroca Monteiro, assina a direção do espetáculo musical cômico Canções para Matrimônio, de Ingrid Gaigher, e faz a direção do show Kitch Completo, da artista Natascha Falcão. É, ainda, idealizadora e diretora do Laboratório Estado de Palhaça e Palhaço, escola online que difunde a técnica da palhaçaria.

Pedro Brício estudou Cinema na Universidade Federal Fluminense e fez Mestrado em Teatro na Uni-Rio. Cursou a Desmond Jones School of Mime (Londres), a Scuola Internazionalle Dell’atore Comico (Italia) e a École Philippe Gaulier (Londres). Escreveu e dirigiu as peças Sonhos de uma noite com o Galpão, O Condomínio, A outra cidade, Me salve, musical!, Trabalhos de amores quase perdidos, Cine-Teatro Limite, A incrível confeitaria do Sr. Pellica, entre outras. Recebeu alguns dos principais prêmios do país pelo seu trabalho, como Shell, Questão de Crítica, Contigo e APCA.

Como diretor, encenou textos de Samuel Beckett, Edward Albee, Rafael Spregelburd, Patricia Melo e Hilda Hilst. Recentemente escreveu e dirigiu os espetáculos King Kong Fran – este, em parceria com Rafaela Azevedo – e o musical Ícaro and the black stars.

FICHA TÉCNICA:
Direção e dramaturgia: Rafaela Azevedo e Pedro Brício
Atuação e Idealização: Rafaela Azevedo
Direção Musical: Letrux
Cenografia: Carola Leal, Gabriela Prestes e Álvaro Antônio Ferreira
Figurino: Natascha Falcão
Iluminação: Ana Luzia de Simoni
Direção de Arte: Gabriela Prestes e Carola Leal
Assistência de Direção de Arte: Álvaro Antônio Ferreira
Identidade Visual: Gabriela Prestes
Assistência de Direção: Tamie Panet
Operadora de Som: Joana Guimarães
Operadora de Luz: Cris Ferreira
Produção: Victor Vaz

SERVIÇO
Espetáculo King Kong Fran

Direção e dramaturgia: Rafaela Azevedo e Pedro Brício. Atuação e Idealização: Rafaela Azevedo.
De 2 a 5 de maio (de quinta-feira a sábado às 20h, e no domingo às 19h)

Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 80 minutos aproximadamente
Classificação Indicativa: 18 anos (temas sensíveis, vulgaridade e linguagem imprópria)
Entrada gratuita. Reservas de ingressos na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br
Essa atividade conta com interpretação em Libras.

FILA DE ESPERA:
Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Quem não conseguiu reservar o seu, pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e esperar por possíveis ingressos remanescentes. A fila começa a ser organizada uma hora antes do começo da atração e, caso haja desistência, os ingressos serão distribuídos às pessoas da fila por ordem de chegada.

PROTOCOLOS:
- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.
- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar, para retirada de uma senha para posteriormente ser trocada pelos ingressos de pessoas que não compareceram.

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: [email protected]
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp