Reconhecimento traz a certificação GPTW, uma das mais conceituadas do mundo, que identifica as melhores empresas para trabalhar
Colaboradores destacam comunicação transparente, valorização de talentos, ambiente colaborativo e diversidade entre os principais fatores responsáveis pelo resultado
A TAKAO, marca de componentes para motor comercializada pela Goop Distribuidora, conquistou pela quarta vez consecutiva a certificação GPTW (Great Place to Work). Esse reconhecimento é resultado direto da avaliação positiva dos colaboradores, que destacaram mais uma vez a empresa como um excelente local de trabalho. O total de 81 pontos, superou os critérios estabelecidos para a obtenção do certificado, que exige uma pontuação acima de 70 pontos para conceder o título de "Melhor Lugar para Trabalhar".
A confirmação dos resultados ocorreu por conta de pesquisas internas, com o preenchimento confidencial de formulários, fornecidos pelo Instituto GPTW. A participação foi expressiva, com 84% dos colaboradores respondendo às questões, gerando 306 comentários que contribuíram para identificar os pontos mais relevantes a serem discutidos entre gestores e equipes. Entre as principais fortalezas da companhia, indicadas durante o processo, estão:
Sentimento de camaradagem: indica o quanto os trabalhadores se sentem bem-vindos ao ingressar na empresa, graças a um ambiente acolhedor, que facilita a integração dos novos membros às suas equipes. Este item obteve pontuação 94 de 100, no critério da pesquisa.
Respeito: enfatizado nas respostas, obteve 93 pontos de 100. Esta categoria demonstra o reconhecimento dos profissionais em trabalhar em um ambiente com instalações que oferecem condições ideais de eficiência e segurança.
Orgulho: outro ponto relevante. O sentimento de orgulho em fazer parte da empresa alcançou 95 pontos de 100. Nesse quesito, os trabalhadores afirmaram se sentirem honrados em afirmar que trabalham na TAKAO.
De acordo com Camila Soares, gerente de Recursos Humanos da TAKAO, essas características demonstram as várias iniciativas implementadas, visando criar um ambiente de trabalho mais acolhedor para seus colaboradores. Dentre elas, destacam-se estratégias de endomarketing, como campanhas temáticas centradas na ideia de "família", que são realizadas em ocasiões especiais como o Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Dia das Crianças. Estas campanhas incluem a entrega de presentes para os filhos dos funcionários e kits de boas-vindas para recém-nascidos. Além disso, a organização de eventos, como happy hours e festas de confraternização anuais, contribuem significativamente para fortalecer o espírito de equipe.
A executiva acrescenta que a comunicação direta entre executivos e todas as áreas da empresa permite atualizações sobre os projetos em curso e que a participação de todos é incentivada, com espaço para perguntas e sugestões.
O programa “Ciclo de Gente”, realizado anualmente, oferece um processo de avaliação compartilhado entre as lideranças e suas equipes para decisões sobre méritos, promoções e desenvolvimento de carreira: “Temos nosso “olho no olho” com cada colaborador, para alinharmos as expectativas. O principal objetivo desses encontros é se mostrar presente para todos e ouvir um pouco do que cada um tem a dizer”, complementa Jessica Alves da Silva, supervisora de logística na gestão de filiais.
Vitor Guerrieri, supervisor de logística da TAKAO, reforça a importância da interação entre as lideranças e as equipes de trabalho: “Todos os meses temos uma reunião com a nossa presidente, onde diversos pontos são apresentados, inclusive, qual foi o faturamento mensal. Ao final do ano fazemos uma avaliação de todos os colaboradores, onde conseguimos trazer reconhecimento para aqueles que mais se destacaram e até promoções”.
O operador logístico, Danilo Andrade Pereira Santos, resume seu sentimento por fazer parte da companhia e porque ela é um ótimo lugar para trabalhar: “Aqui é um daqueles lugares onde você gosta de estar. O clima é descontraído, promove a diversidade e valoriza ideias inovadoras. A liderança nos inspira, é acessível e incentiva a criatividade. Eles ouvem e valorizam o que os funcionários têm a dizer, o que cria um senso de propósito e direção na empresa”.
Ele ressalta que quem quiser se aprimorar profissionalmente recebe apoio financeiro para continuar seus estudos. Seja através de cursos universitários, especializações ou até mesmo aprendizado contínuo em novas habilidades relacionadas ao trabalho. “Isso mostra um compromisso genuíno com o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, criando um ambiente onde todos se sentem valorizados e incentivados a crescer”, complementa.