30/04/2024 às 15h46min - Atualizada em 30/04/2024 às 16h01min

Nível de engajamento dos profissionais nordestinos é o maior do país, segundo pesquisa inédita da Flash

Ceará, Sergipe e Bahia lideram o ranking do engajamento no Nordeste

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O nível de engajamento dos profissionais que trabalham nos nove estados do Nordeste é de 57,68%, o mais alto do país, cuja média nacional é de 40%. Os dados são da primeira edição do Engaja S/A – Índice Nacional de Engajamento de Funcionários no Brasil, estudo pioneiro idealizado pela Flash, em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) e o Grupo Talenses. Os três aspectos que mais engajam os colaboradores da região sãoestão ambiente de trabalho positivo, oportunidades de crescimento e a confiança na liderança.

 

O Engaja S/A ouviu 1.732 trabalhadores de todo o Brasil, com idades entre 18 e 60 anos, de agosto a outubro de 2023. Desse total, 18,5% são do Nordeste e atuam em indústrias (22%); serviços (25%), incluindo varejo e comércio; tecnologia (28%); e outros setores não informados (25%). A pesquisa avaliou seis dimensões e seus impactos no engajamento profissional.

 

O Ceará se destaca como o estado líder em engajamento de colaboradores na região, com 66,10% dos profissionais demonstrando um forte comprometimento com as empresas onde atuam. Sergipe segue de perto, com 63,64%, seguido pela Bahia, com 62%. Esses estados lideram o ranking do engajamento no Nordeste. Em seguida estão Pernambuco, com 57,97%; Alagoas, com 52,63%; Paraíba, com 43,75%; Rio Grande do Norte, com 43,48%; e Maranhão, com 42,86%.  No Piauí, não houve um volume considerável de respondentes ao estudo.

 

Segundo Danilo Lima, diretor de marca da Flash, “o engajamento de funcionários é um indicador que vem sendo amplamente utilizado dentro e fora do país e tem ganhado cada vez mais espaço na pauta da alta liderança, já que impacta não apenas o clima organizacional como também a produtividade. O Engaja S/A oferece um mapeamento que auxilia as empresas e os profissionais de recursos humanos a encontrar caminhos para fortalecer o comprometimento dos profissionais com a empresa e seus objetivos”.

 

Aspectos do engajamento do profissional nordestino

 

Para 64,89% dos profissionais nordestinos ouvidos pela pesquisa, o aspecto com maior engajamento é ambiente de trabalho positivo”, que avalia o quanto as empresas oferecem condições de trabalho flexíveis, colaborativas, humanas e inclusivas para os colaboradores. Em âmbito nacional, os trabalhadores compactuam com esse sentimento e 57% o apontaram como responsável pelo maior engajamento.

 

Oportunidades de crescimento”, indicador que avalia quanto as companhias estão conseguindo criar condições para que os funcionários avancem em suas carreiras, é o segundo que mais engaja no Nordeste, com 64,26%. Em contrapartida, esta é a segunda dimensão mais mal avaliada pelos profissionais no cenário nacional, com apenas 46% de engajamento, ficando na frente apenas de “remuneração”.

 

E “confiança na liderança”, que considera como as organizações têm desenvolvido práticas capazes de estabelecer e comunicar sua visão e propósito, bem como o nível de transparência adotado, é a terceira dimensão que mais engaja os profissionais do Nordeste, assim como no restante do Brasil (49%).

 

 

Na outra ponta, remuneração é o item mais crítico no país como um todo. Para os pesquisadores, as empresas já entenderam que este é um fator importante para atração de talentos e fazem, portanto, um esforço grande para oferecer salários altos ao contratar, mas deixam de lado quem já está dentro de casa. Para o diretor de marca da Flash, o estudo mostra uma insatisfação generalizada com o pacote de remuneração, que inclui benefícios financeiros e bonificações, por exemplo.

 

“Remuneração é o item mais importante na escolha de uma vaga e, ao mesmo tempo, também é um fator crucial, ou seja, pode desmotivar os colaboradores. Por outro lado, o Engaja S/A também mostra que os aspectos que mais impactam positivamente o engajamento são motivacionais, como é o caso de ‘oportunidades de crescimento’. Os profissionais de RH precisam conhecer todos os fatores que podem influenciar positiva ou negativamente, para o bem e para o mal, o engajamento e analisar como isso se reflete na realidade da sua empresa. Desta forma, poderão decidir onde empregar mais energia de maneira estratégica”, finaliza.

 

O estudo completo pode ser acessado gratuitamente no site da Flash.

 

Sobre a Flash

A Flash é uma plataforma de gestão da jornada de trabalho que oferece soluções completas para gerenciar benefícios, despesas corporativas e pessoas. Pioneira no mercado de benefícios flexíveis, a empresa ajuda a desburocratizar processos corporativos para que os profissionais possam aproveitar ao máximo o seu potencial no que é mais importante. Possui mais de 29 mil empresas clientes e mais de 1 milhão de usuários. Em 2022, levantou 100 milhões de dólares em uma rodada de investimento liderada pelos fundos Battery Ventures e Whale Rock.

 


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