29/04/2024 às 15h06min - Atualizada em 30/04/2024 às 00h01min

Região Nordeste é líder em tentativas de fraude em compras online do País, com 1,6%

Os dados consolidados de 2023 mostram que a região registrou 42,6 milhões de pedidos, segundo estudo exclusivo da ClearSale

ClearSale
https://br.clear.sale/
Divulgação ClearSale

Região Nordeste é líder em tentativas de fraude em compras online do País, com 1,6%

Os dados consolidados de 2023 mostram que a região registrou 42,6 milhões de pedidos, segundo estudo exclusivo da ClearSale

Segundo o Mapa da Fraude, relatório da ClearSale, empresa referência em inteligência de dados e soluções antifraude em diversos segmentos, a região Nordeste do país registrou 1,6% em tentativas de fraude, maior índice do Brasil, e quase 43 milhões de pedidos entre o período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

O estado da Bahia foi líder em número de pedidos, maior número e percentual de fraude, em relação ao ticket médio das tentativas de fraude, o primeiro lugar ficou com Alagoas. 

Confira o ranking completo de tentativas de fraude por estado:

Estado

Pedidos

Tentativas de Fraude

% Qtd. Tentativas de Fraude

Valor de tentativas

Ticket Médio das Tentativas

Alagoas

2,6 milhões

34,2 mil

1,3%

R$37 milhões

R$1.083,87

Bahia

11,4 milhões

231,4 mil

2%

R$233,9 milhões

R$1.010,62

Ceará

6,8 milhões

108,8 mil

1,6%

R$100,7 milhões

R$926,09

Maranhão

2,7 milhões

42,4 mil

1,6%

R$41,9 milhões

R$992,91

Paraíba

3,2 milhões

40,6 mil

1,3%

42,9 milhões

R$1.056,79

Pernambuco

8,7 milhões

104,6 mil

1,2%

103,1 milhões

R$985,48

Piauí

1,8 milhões

22 mil

1,2%

21,2 milhões

R$963,94

Rio Grande do Norte

3,3 milhões

64,1 mil

1,9%

58,5 milhões

R$912,42

Sergipe

2,1 milhões

23,2 mil

1,1%

24,5 milhões

R$1.058,09

A partir do estudo, foi possível identificar que o meio de pagamento com maior número de pedidos foi o cartão de crédito. Já Wallet obteve o maior percentual de tentativas em relação ao total de pedidos, com 3,2%, enquanto o financiamento apresentou o maior ticket médio de transações fraudulentas na região, com R$1.822,75.

O Mapa da Fraude apontou que os golpistas da região Nordeste do País operam principalmente através da Invasão de Cadastro (Account Takeover) e de Retirada em Loja e Cartões Gerados. As categorias que mais sofreram tentativas de fraude foram TV/Monitor (5%); Celular (4,5%) e Esportes (2,6%).

Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas. 

 

Sobre a ClearSale
 

A ClearSale (CLSA3), com mais de duas décadas de experiência no combate às fraudes digitais, é referência em inteligência de dados e oferece um portfólio completo com soluções flexíveis e adaptáveis às necessidades individuais de cada negócio, composto por múltiplas camadas de proteção e antecipação de riscos em diversos setores, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, telecomunicações, dentre outros.
 

Por meio da sua base de clientes, a ClearSale possui um robusto banco de dados que impulsiona um efeito de rede de proteção singular, sendo a empresa que melhor conhece o comportamento digital do consumidor brasileiro. Os especialistas em fraude da companhia lideram a gestão de riscos, dedicados a detectar padrões de ataques e implementar soluções tecnológicas com o mínimo de fricção para combater qualquer tipo de fraude. 
 

Contatos – Máquina CW: [email protected]   

(11) 3147-7925 | (11) 95943-5975  

 

Link para fotos: Drive - Fotos e Logos ClearSale   

Créditos: “Divulgação ClearSale”.   

Para mais informações, acesse:   

Site: clear.sale   

Instagram:  clearsale   

Twitter:  clearsale   

LinkedIn:  company_clearsale   

TikTok:  clearsale   

Youtube: ClearSaleBrasil   


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp