29/04/2024 às 11h24min - Atualizada em 29/04/2024 às 20h09min

A geografia e a história impressas em cédulas e moedas

Otacílio Lopes de Souza da Paz e Vera Cristina Scheller dos Santos Rocha (*)

Valquiria Cristina da Silva Marchiori
Rodrigo Leal

É comum encontrarmos uma moeda antiga ou uma cédula de dinheiro estrangeiro e sentirmos um misto de estranhamento e curiosidade, já que que estamos acostumados com nossas moedas e cédulas do real brasileiro. Ao analisar uma moeda ou nota de um país estrangeiro, podemos encontrar rostos desconhecidos, animais, plantas muito diferentes e paisagens saídas de cartões postais. Esse interesse não se limita apenas ao aspecto colecionável. De fato, muitas pessoas ao redor do mundo dedicam-se a coletar moedas e cédulas, sejam elas antigas ou atuais, nacionais ou internacionais.

Há, porém, aqueles que vão além da coleção, mergulhando no estudo desses objetos. Esse interesse dá origem ao campo da Numismática, uma disciplina que combina História, Economia, Arte e Geografia através do estudo de moedas e cédulas. Esses estudos envolvem análises sobre a produção, o uso e a história econômica, social e política de uma região ou mesmo de um país. Por meio da Numismática, é possível estudar as mudanças territoriais, influências culturais e econômicas, e eventos históricos significativos de uma área específica ao longo do tempo.

Elementos em imagens e texturas, presentes nesses itens, ajudam a entender os aspectos culturais, políticos e geográficos que moldaram e são representados por esses artefatos, ao longo da história. Assim, ao contemplarmos uma moeda ou uma cédula, não estamos somente observando um meio de pagamento, mas sim uma evidência que carrega em si fragmentos da identidade de uma nação, oferecendo uma janela fascinante para compreender as diversas camadas que compõem o tecido social e cultural de diferentes partes do mundo.

O estudo de moedas e cédulas oferece uma janela única para a geografia dos países e outras entidades geográficas que as emitem. Elas revelam pistas sobre as origens, fronteiras históricas e sistemas econômicos desses locais. A circulação destes itens reflete as dinâmicas de comércio e as relações econômicas entre diversas regiões e nações. Muitas moedas e notas carregam elementos diretamente relacionados à geografia, tais como mapas, paisagens naturais, monumentos e edifícios históricos, além da flora e fauna locais, refletindo a identidade nacional, história e a cultura de uma região.

As moedas e cédulas são recursos valiosos para o estudo sobre o tempo e sobre o espaço. Para ilustrar, vamos a um exemplo: moedas de diferentes países encontradas em um mesmo sítio, podem indicar antigas rotas comerciais ou relações econômicas. Agora, um exemplo marcante para o brasileiro: a variedade de moedas que circularam por aqui, como o Real, o Cruzeiro, o Cruzado, entre outros. Ou ainda, a presença de carimbos em diversas moedas desse período reflete as mudanças econômicas e políticas ao longo dos anos.

A Numismática, portanto, oferece uma perspectiva singular e rica sobre como moedas e cédulas são uma expressão tangível da geografia, da história e da cultura de uma nação, servindo como chaves para desvendar os mistérios impressos e cunhados que definem nosso mundo. Assim, os objetos de estudo da Numismática são documentos históricos e geográficos, encapsulando em suas formas, símbolos e inscrições, as narrativas de povos e territórios, permitindo que historiadores e geógrafos, assim como entusiastas e colecionadores, viajem pelo tempo e pelo espaço.

*Otacílio Lopes de Souza da Paz, é geógrafo e Doutor em Geografia. Professor da Área de Geociências do Centro Universitário Internacional UNINTER. 

*Vera Cristina Scheller dos Santos Rocha, é Licenciada em Geografia e Especialista em Gerenciamento de Recursos Ambientais e em Educação Ambiental, professora da Área de Geociências do Centro Universitária Internacional UNINTER.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp