29/04/2024 às 10h52min - Atualizada em 29/04/2024 às 20h07min

RD Saúde ultrapassa marca de 2 mil filiais Raia e Drogasil abastecidas por usinas de energia limpa

Parceria com a ENGIE é o maior projeto de geração distribuída do varejo farmacêutico no país

RD - OvoCom
Divulgação
São Paulo, março de 2024 – A geração distribuída de energia tornou mais sustentável o funcionamento das farmácias do grupo RD Saúde, que engloba Raia e Drogasil. Por meio de uma parceria que começou há cinco anos com a ENGIE Soluções, 2.240 filiais de 16 estados já são abastecidas com energia limpa gerada por 54 usinas espalhadas pelo país.

O modelo de geração distribuída permite que as unidades do maior grupo do varejo farmacêutico do Brasil utilizem energia produzida perto do local de consumo. A proximidade reduz custos e evita perdas técnicas na distribuição e transmissão. É um processo que contribui para o desenvolvimento sustentável e torna a conta final mais barata. De todas as usinas que abastecem as farmácias Raia e Drogasil, 77% são de fonte solar, 16% de biogás e 8% de fontes hídricas.

“Superar a marca de 2.000 filiais atendidas por um programa de energia limpa é motivo de orgulho para nós. Estamos à frente do maior projeto de geração distribuída do varejo farmacêutico do país e isso tem tudo a ver com o nosso compromisso público de cuidar de gente, levar bem-estar à população e adotar práticas sustentáveis”, afirma Pedro Nogueira, gerente de engenharia da RD Saúde.

As usinas de geração distribuída incluídas no contrato da empresa com a ENGIE garantem mais de 44.000 toneladas de CO2 equivalentes evitados e quase 320.000 árvores que deixaram de ser derrubadas desde o início da parceria entre as empresas. Especializada em consultoria energética, a ENGIE atua na gestão de contratos de locação de usinas fornecedoras. A parceria inclui análises de consumo, prospecção de parceiros, acompanhamento da implementação e compensação de energia.

“O escopo abrangente dessa colaboração reflete um empenho com a eficiência e organização do uso de energia. Além do benefício ambiental, existe também a vantagem financeira. As farmácias da RD Saúde tiveram uma economia de em torno de R$ 17 milhões na conta de luz em 2023 com a compensação da energia consumida pelas usinas”, diz Jacques-Olivier Klotz, CEO da ENGIE Soluções.

O projeto será ampliado com mais 17 usinas, que já estão em construção. “Com a expansão, a energia produzida em 71 usinas vai chegar a 2.714 filiais em 22 estados. Estamos trabalhando para levar esse modelo baseado em fontes renováveis de energia a todas as mais de 3.000 farmácias Raia e Drogasil no país”, diz Nogueira.

Sobre a RD Saúde
A RD Saúde foi formada em 2011, a partir da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico. Hoje, o grupo está presente em todos os estados do país, com 3.000 farmácias. Em 2024, ao adotar uma nova marca corporativa, a companhia reforçou a sua atuação como ecossistema de saúde voltado para prestação de serviços e cuidados com o bem-estar da população. Por isso, continua ampliando sua capilaridade física e digital, disseminando um novo conceito de farmácia em um modelo de negócio multicanal.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp