29/04/2024 às 17h33min - Atualizada em 29/04/2024 às 20h02min

4 dicas para promover a diversidade e inclusão nas empresas

A Mais Diversidade preparou dicas para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todas as pessoas

Repórter JS
Freepik

Segundo pesquisa “Diversidade Aprendiz”, realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 90% das empresas demonstram algum nível de preocupação com questões relacionadas à diversidade e inclusão. Entretanto, quando questionadas sobre as ações colocadas em prática, 40% das empresas ainda não implementam programas afirmativos, por exemplo. 

Pensando em auxiliar no entendimento da importância da inclusão de grupos minorizados nas empresas, a Mais Diversidade, maior consultoria de diversidade e inclusão da América Latina, preparou quatro dias para promover a diversidade nas organizações.

  1. Criar políticas de diversidade
    Iniciativas contínuas voltadas para liderança inclusiva, por exemplo, são ações potentes para incentivar demais pessoas líderes e colaboradoras dentro das equipes. Intencionalmente, essa cultura será estimulada e entrará no dia a dia de todas as áreas da organização. Além disso, criar um comitê de inclusão pode contribuir para entender as necessidades de todo mundo e tornar um ambiente saudável para todas as pessoas se sentirem pertencentes. 
     
  2. Treinamentos e Capacitações
    É extremamente importante que líderes promovam treinamentos, workshops e capacitações para que as pessoas colaboradoras possam aprender e se atualizar sobre questões relacionadas a essas duas temáticas. Com isso, o incentivo a empatia, equidade e reconhecimento se tornam maiores, podendo ultrapassar as barreiras do profissional. 
     
  3. Ter uma cultura organizacional inclusiva 
    Uma equipe diversa traz benefícios para as áreas e empresas como um todo. Isso porque um time diverso tende a ser mais inovador, criativo e produtivo, com isso, tem mais potencial para gerar lucro para a organização e impactar nos negócios com o público final. 
     
  4. Revisitar as políticas e práticas
    Todas as políticas, manuais e práticas da empresa devem ser vistas com periodicidade e ajustadas em caso de necessidade. Essas atualizações podem ser aplicadas em políticas de seleção, remuneração, benefícios e promoções.

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