29/04/2024 às 16h31min - Atualizada em 29/04/2024 às 20h01min

Pilotando rumo ao futuro: 5 tendências de logística que estão dominando o setor

Especialista destaca Geolocalização e Inteligência Artificial como tecnologias em destaque

NoAr
Freepik

O setor de logística segue em expansão e adotando novas tecnologias para atender as demandas do mercado. As empresas do setor buscam constantemente aperfeiçoar suas estratégias com tecnologia de ponta e novas soluções que sejam mais eficientes e, sobretudo, sustentáveis. No entanto, pensar a logística envolve muito mais do que a organização do deslocamento de produtos, afinal, trata-se de um processo complexo. 

 

“A logística é uma parte significativa de muitos dos principais negócios em evidência no momento. Mas não podemos pensar nela apenas como transporte; incorporar outras ideias que otimizem os resultados é fundamental para as empresas no cenário atual. Só assim elas podem oferecer serviços e produtos de melhor qualidade ao seu público”, comenta Kleber Fernandes, diretor de qualidade e gestão técnica da Solistica, maior operadora da América Latina com soluções 3PL.

 

A empresa, que conta com unidades de distribuição em todo o país, tem boas expectativas para 2024 e lista, a seguir, cinco tendências que devem estar em alta. Confira:

 

Geolocalização

Entre os diversos benefícios da geolocalização na logística, o destaque é a capacidade de controlar e rastrear a mercadoria em tempo real, proporcionando visibilidade completa da localização dos produtos, plataformas de distribuição e veículos de carga. Com ela, também é possível obter informações como o tempo de entrega e a velocidade do veículo em rota, que permitem tomar decisões mais informadas sobre pausas desnecessárias e tempos mortos. Esses dados não só melhoram a eficiência das operações, mas ainda contribuem para a elaboração de estratégias e proporcionam uma camada extra de segurança.

 

Logística sustentável

Algumas iniciativas auxiliam na transformação da cultura da cadeia. Para Kleber Fernandes, a mais importante delas é reduzir a pegada de carbono; isso é possível por meio dos investimentos em combustíveis alternativos, da reciclagem, reutilização da água, entre outras medidas. O executivo defende que conhecer a matriz de carbono e identificar os elos poluidores é o primeiro passo para a redução efetiva das emissões. A partir disso, a empresa pode buscar certificações que padronizam e classificam suas ações sustentáveis.

 

Inovações de entregas de última milha

Mesmo sendo a etapa final da entrega, é um ponto focal da logística. Trata-se da etapa imediatamente antes de o produto chegar às mãos do consumidor. A estratégia deve ser direcionada em soluções como microcentros de atendimento, entregas coletivas, hubs estrategicamente posicionados e gestão da informação, saem na frente. Essas inovações prometem mais rapidez e uma experiência do cliente aprimorada.

 

Integração de Inteligência Artificial

A cada dia que passa a IA alcança novas possibilidades. Quando se trata da cadeia logística, a tecnologia está revolucionando as operações de depósito, gerenciamento de estoque e previsão de demanda. Ao analisar grandes quantidades de dados, a empresa de logística pode otimizar estoque e reduzir desperdícios, resultando em uma cadeia de suprimentos mais eficiente.

 

Tecnologia e serviços de valor agregado

Para otimizar as operações de modo que haja redução de custos, maior produtividade e uma melhor experiência do cliente, é fundamental ter um bom sistema de gestão de armazéns. A solução permite projetar e executar uma série de processos para potencializar o armazenamento, possibilitando agilizar o fluxo de mercadorias, minimizar a manipulação delas, manter inventários precisos e garantir a correta identificação dos produtos. Além disso, personalizar processos para gerar um sentimento de maior proximidade ao cliente final.

Sobre a Solistica

A Solistica é um operador logístico integral com foco na América Latina e soluções 3PL. Presente com forte atuação no Brasil, Colômbia, México e no Centro Latino, oferecem segurança, inovação e flexibilidade nos atendimentos aos mais de 4 mil clientes para toda a cadeia de abastecimento através de Armazenamento, Transporte/Distribuição (FTL, LTL, Soluções Multimodal) e Serviços de Valor Agregado. Com mais de 23 mil colaboradores, agrega valor econômico e social em suas operações com estratégia em negócios sustentáveis baseada em sua cultura e valores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp