29/04/2024 às 11h18min - Atualizada em 29/04/2024 às 20h01min

Tecnologia de Correio Pneumático otimiza atendimento hospitalar no São Cristóvão Saúde

assessoria São Cristóvão Saúde
sim
Visando a melhoria de processos Institucionais, bem como implantar novas tecnologias para uso na área da saúde e trazer mais agilidade nos serviços prestados, o Grupo São Cristóvão Saúde conta com a mais alta e segura tecnologia no transporte de medicamentos, através do Correio Pneumático. Conhecido, também, como tubo pneumático, possui a principal finalidade de enviar, de forma automática, ágil e segura medicamentos e materiais ao destino final. Atualmente, no São Cristóvão Saúde, a tecnologia é utilizada apenas para o envio de medicamentos. Porém, o objetivo é estender o projeto para atender, também, a parte laboratorial. 

Fornecido pela Aerocom - empresa líder mundial em transporte pneumático - o modelo do sistema implantado na Instituição é o Aerocom AC3000, estando presente em mais de 100 hospitais no Brasil. Correio Pneumático é uma ferramenta logística que realiza o transporte de materiais, por meio de cápsulas, através de estações entre diversos setores do Hospital, permitindo a centralização do transporte de materiais da farmácia com as demais áreas em um único sistema. 
 
O leitor de RFID permite que as cápsulas sejam enviadas automaticamente, com velocidade de até 8 metros por segundo. Dessa forma, os medicamentos prescritos pelo corpo clínico são colocados dentro de uma bolsa térmica, a fim de amortecer a queda e evitar qualquer alteração. Cada cápsula possui um endereçamento singular, tanto de envio quanto de retorno, garantindo o local correto de entrega.  

De acordo com a Gerente de Farmácia do Grupo São Cristóvão Saúde, Miriã Ferreira, em conformidade com as normas existentes para ambientes hospitalares, as estações são projetadas para que não ocorra vazamento de ar durante os processos de envio e recebimento das cápsulas com medicamentos. Para isso, a frenagem pneumática controlada pela unidade central de comando diminui a velocidade da cápsula no momento da chegada à estação, garantindo proteção no transporte de itens frágeis. “Com a introdução do correio pneumático, resultamos na melhora da qualidade dos serviços e total rastreabilidade dos itens enviados e recebidos, além do ganho da produtividade com sistema de transporte confiável, 24 horas por dia, reduzindo o tempo de espera e diminuindo riscos de contaminação, devido ao menor contato entre pessoas e materiais transportados. Ou seja, uma tecnologia extremamente importante para o Hospital e o paciente”, ressaltou Miriã.

Os primeiros setores a fazer uso da tecnologia no São Cristóvão Saúde foram as Unidades de Terapia Intensiva e as Unidades de Internação (1º ao 6º andar). Posteriormente, o Grupo implantou em diversas áreas assistenciais, incluindo: Pronto-Socorro (adulto e infantil), Unidade de Apoio ao ProntoSocorro (UAPS Adulto), Pronto-Socorro Obstétrico, Centro Cirúrgico, Transplante de Medula Óssea (TMO), Maternidade e Hospital Dia. 

“Conseguimos otimizar, de maneira substancial, a logística interna do atendimento prestado aos nossos pacientes, seja para aqueles que se encontram no Pronto-Socorro, na internação, no centro cirúrgico ou procedimentos similares. Para isso, realizamos um relevante investimento na ferramenta hospitalar, permitindo que os processos sejam concluídos com total rapidez e segurança”, concluiu o Presidente do São Cristóvão Saúde e Presidente da Santa Casa de Francisco Morato, Engº Valdir Pereira Ventura. 

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS I e II), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 112 anos em dezembro de 2023. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde e 23 mil vidas do Plano Odontológico.  

O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp