29/04/2024 às 16h53min - Atualizada em 29/04/2024 às 20h00min

Celebrando o Mês das Mães e a importância do apoio materno e comunitário

Especialista destaca importância da medicina ampliada pela Antroposofia nos cuidados à saúde e apoio na maternidade

Danielli Ferraz
Danielli Ferraz Caldas, médica formada em 1998 pela Unifenas, especialização em Cardiologia pelo Hospital Madre Teresa em Belo Horizonte ,e medicina ampliada pela Antroposofia
Acervo Pessoal

À medida que o mês de maio se aproxima, é tempo de honrar e celebrar as mães ao redor do mundo. Mais do que apenas uma data comemorativa, o mês das mães é uma oportunidade para refletir sobre o papel crucial que as mães desempenham em nossas vidas e na sociedade como um todo. Danielli Ferraz, médica especialista em Cardiologia e medicina ampliada pela Antroposofia, convida a uma reflexão sobre a origem da palavra maternidade - mater - mãe. 
 

Mater também dá origem à palavra matéria.  Ou seja, podemos refletir sobre maternidade, ser uma função sagrada de trazer à matéria - ao nascimento, uma nova vida. Dessa forma, para a medicina ampliada pela antroposofia, uma conexão profunda com a mãe, mãe, seria uma reconexão com a matéria “num mundo em que fomos ensinados a desprezar a matéria, o material como algo profano.” Disso se nasce as raízes de todo o desprezo e violência contra o feminino. Desse modo, Danielli Ferraz, convida à uma reflexão sobre o profundo significado de mater- matéria - maternidade - mãe, pois vivemos em uma época que o sagrado é o mundo não material.
 

De acordo com a especialista, a chegada do mês de maio nos convida a celebrar e reconhecer o amor incondicional, o sacrifício e a dedicação das mães em todo o mundo. "Além das homenagens tradicionais, seria muito bom esta reconexão mais profunda através de um entendimento sobre o que também significa a maternidade, o yin, o feminino, como uma polaridade complementar e de igual importância ao tang- masculino- não material, espiritual. Se assim compreendermos profundamente, desencadearia uma mudança de paradigma em nossas vidas, restaurando o equilíbrio destas polaridades que vivem dentro de cada um de nós,” destaca.
 

A medicina ampliada pela Antroposofia oferece uma abordagem holística à saúde, reconhecendo a conexão entre corpo,  alma ( crenças e emoções ) e espírito ( nossa individualidade ) , entre o feminino e o masculino dentro de nós.

 

Rede de apoio na maternidade

 

Essa rede de apoio pode vir de diversas fontes, incluindo familiares, amigos, profissionais de saúde, grupos de apoio à maternidade e outros recursos comunitários, todos trabalhando juntos para proporcionar o suporte necessário.

 

Além disso, Danielli Ferraz destaca a importância de uma abordagem integrativa à saúde materna, que reconheça e respeite a singularidade de cada mãe e filho. "Ao combinar os princípios da medicina convencional com a Antroposofia, podemos oferecer às mães uma abordagem verdadeiramente holística à saúde, que promova o equilíbrio físico, emocional e espiritual durante a maternidade”, afirma.

 

À medida que celebramos o mês das mães, é fundamental lembrar-se do poder do apoio materno e comunitário na promoção da saúde e do bem-estar das mães e de suas famílias. Que este mês seja uma lembrança constante do amor, cuidado e apoio que todas as mães merecem.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp