26/04/2024 às 14h39min - Atualizada em 27/04/2024 às 00h07min

Educação que transforma vidas

Dia Internacional da Educação, celebrado em 28 de abril, é uma data que reforça a importância da educação no desenvolvimento da humanidade

Assessoria de Imprensa UniCesumar
Divulgação UniCesumar / Shutterstock
 

Há 24 anos, o Brasil e mais 163 países firmaram um compromisso com o desenvolvimento da educação e, desde então, o dia 28 de abril é considerado o Dia Internacional da Educação. Por isso, passou a ser uma data comemorativa para reforçar a importância da educação no desenvolvimento da humanidade em diversos aspectos. Tanto é que a Organização das Nações Unidas (ONU) também incluiu a educação como um de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Isso porque, a instituição entende que a educação tem um papel no combate à pobreza, além de ser fundamental para garantir a proteção do meio ambiente, da paz e prosperidade entre as pessoas.

E foi por meio da educação que Jackson Marquardt, de Curitiba (PR), Letícia Alves Nunes, de Belo Horizonte (MG), e Kelin Gonçalves, de Gaspar (SC), tiveram suas vidas transformadas, seja no âmbito pessoal, mas ainda mais no profissional. Eles moram em diferentes regiões do país. Não se conhecem, tampouco tiveram contato, mas têm algo em comum: mudaram o rumo de suas histórias após cursarem uma graduação EAD na UniCesumar. Mesmo com as dificuldades iniciais, continuaram firmes no propósito de concluírem seus cursos e, hoje, colhem os resultados expressivos.

“Assim que iniciei o curso de Processos Gerenciais, em 2016, obtive uma perspectiva maior de crescimento na empresa, conciliando a teoria aprendida nas aulas às práticas do trabalho. O resultado foi uma promoção logo no primeiro ano de curso. Depois disso optei por fazer uma pós-graduação em Gestão e Planejamento, em 2021, que, por sua vez, se fez importantíssima no ambiente de trabalho em que atuo, gerando um maior engajamento e conhecimento. Tudo isso graças aos conteúdos que estão sempre se atualizando e os professores extremamente qualificados”, pontua Jackson Marquardt.

“A melhor decisão que tomei foi fazer o vestibular e começar a cursar Marketing. Estava há 5 anos num emprego mal remunerado e que não me fazia bem. Entrei na faculdade de Tecnólogo em Marketing e apenas três meses depois já comecei a procurar estágio na área e consegui. Desde então, a minha vida mudou completamente: saí daquele trabalho e iniciei a minha jornada no marketing. Enquanto estudava, já aplicava na prática o que eu vinha aprendendo. Hoje, estou em uma multinacional, na qual coordeno o marketing da empresa. E tudo isso foi possível porque o diploma me abriu muitas portas”, conta Kelin Gonçalves.

“Há 6 anos me formei em Administração. Na época, quando fiz o vestibular, a graduação era um sonho distante, que a Unicesumar ajudou a transformar em realidade. E, por ser EAD, consegui estudar e trabalhar. Antes da faculdade eu era autônoma, trabalhava com vendas, sem profissão ou perspectivas. Após a faculdade, entrei no mercado de trabalho formal e tracei minha profissão no ramo financeiro. Hoje sou gerente de empresas de um grande banco e não estaria no cargo que ocupo atualmente se não fosse minha graduação. Quando comecei a estudar eu tinha 32 anos, me sentia ultrapassada e com os sonhos na gaveta. Hoje, percebo que estou na melhor fase”, detalha Letícia Alves Nunes.

Plano Nacional de Educação

No Brasil, em 2015, foi sancionado o Plano Nacional de Educação (PNE), um referencial para as políticas educacionais adotadas pelos estados. Com 10 diretrizes e 20 metas, o documento abrange todos os níveis de formação, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. O PNE aborda questões importantes para o ensino brasileiro, como a educação inclusiva, a taxa de escolaridade, a capacitação dos professores e o ensino profissionalizante. O acompanhamento desses indicadores deve ser feito a cada dois anos. Tanto as diretrizes do PNE, quanto as ODS’s da ONU possuem metas em comum.

Sobre a UniCesumar

Com mais de 30 anos no mercado educacional e desde 2022 como uma das marcas integradas ao grupo Vitru Educação, a UniCesumar conta com uma comunidade de mais de 400 mil alunos. Atualmente, possui uma robusta estrutura de Educação a Distância (EAD), com mais de 1,3 mil polos espalhados por todas as regiões do país, além de três unidades internacionais localizadas em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, destaca-se o curso de Medicina, oferecido nos campi de Maringá (PR) e Corumbá (MS), juntamente com outros quatro campi localizados em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa (PR) e Campo Grande (MS). Como um dos dez maiores grupos educacionais privados do Brasil, a UniCesumar oferece um portfólio diversificado com mais de 350 cursos, abrangendo graduação, pós-graduação, técnicos, profissionalizantes, mestrado e doutorado. Sua missão é promover o acesso à educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp