Doro Jr.
SAMPA Saúde em Movimento / Divulgação O inverno está chegando e com ele o aumento dos riscos à saúde, especialmente em se tratando de doenças respiratórias. Para se manter saudável, atividade física e boa alimentação são medidas preventivas de eficácia comprovada para fechar a porta contra a entrada de vírus e bactérias. Nesse sentido, o programa SAMPA Saúde em Movimento segue oferecendo orientação de forma gratuita em 15 praças e parques da cidade de São Paulo. Em pouco mais de um mês, o projeto que oferece gratuitamente atendimento digno das melhores academias do Brasil já atendeu mais de 5 mil pessoas.
A nutricionista Fabiana Raucci, do SAMPA Saúde em Movimento, explica que para fortalecer o sistema imunológico, é importante incluir alimentos ricos em nutrientes essenciais. Informações como esta são passadas às pessoas que participam do programa Sampa Saúde em Movimento. Entre as dicas nutricionais estão os sete alimentos que ajudam a aumentar a imunidade.
Confira opções de alimentos para incluir na dieta:
1 - Frutas cítricas: Laranja, limão, acerola e kiwi são ricos em vitamina C, que ajuda a aumentar a produção de glóbulos brancos, importantes para combater infecções.
2 - Vegetais Verde-Escuros: Espinafre, couve e brócolis são fontes de ácido fólico, importante para a produção e manutenção de células sanguíneas.
3 - Frutas Vermelhas e Roxas: Morangos, uvas, amoras e mirtilos são ricos em antioxidantes como flavonoides e antocianinas, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres.
4 - Alho: Possui compostos sulfurados que auxiliam na ativação das células de defesa e na redução do risco de infecções.
5 - Gengibre: Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico.
6 - Iogurte Natural: Fonte de probióticos, que são bactérias benéficas para o intestino e ajudam a modular a resposta imunológica.
7 - Sementes e Oleaginosas: Castanhas, amêndoas e sementes de girassol são ricas em vitamina E, que atua como antioxidante, protegendo as células do sistema imunológico.
Programação - O SAMPA Saúde em Movimento tem atividades de terça a domingo, com aulas de ginástica, alongamento e dança, sempre com orientações de profissionais de educação física. Entre quinta e domingo, as unidades móveis de saúde entram em ação em duas praças a cada final de semana. São dois consultórios equipados com o InBody 370s, dispositivo utilizado em algumas das academias mais renomadas do Brasil. Por meio de um método chamado Análise de impedância bioelétrica (BIA), o dispositivo mede a composição do corpo, que divide seu peso em diferentes componentes, como massa magra e massa gorda para avaliar a saúde.
Confira a programação das unidades móveis desta semana do SAMPA Saúde em Movimento:
Zona Centro Oeste Raposo Tavares (Rua Telmo Coelho Filho, 200 - Jardim Olympia) Sexta (26): 7h às 11h e das 14h às 18h
Sábado e domingo (27 e 28): 7h às 12h
Zona Norte Parque do Trote-Vila Guilherme (Rua Nadir Dias Figueiredo, s/n - Portaria 1) Sexta (26): 7h às 11h e das 14h às 18h
Sábado e domingo (27 e 28): 7h às 12h
O SAMPA Saúde em Movimento conta ainda com atividades diferenciadas em uma praça a cada final de semana. Agora será a vez da Zona Norte. O Parque Parque Sete Campos (Estrada do Alvarenga, s/n) vai receber ativações neste sábado e domingo (27 e 28), das 8h às 14h. A programação conta com aulas de ginástica e dança, ministradas por uma equipe de educadores físicos, além de palestras com temas atuais e dicas de qualidade de vida.
Inscreva-se - O Sampa Saúde em Movimento é democrático e inclusivo. Ou seja, basta chegar ao parque e participar. Contudo, é possível fazer a inscrição antecipada pelo aplicativo criado especialmente para o projeto. Basta acessar:
https://app.sampasaudeemmovimento.com.br/. Isso agiliza o atendimento, especialmente nas avaliações nas unidades móveis.
O projeto é promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e com a Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS), com colaboração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Sobre o programa - Com a proposta de ser o maior programa de qualidade de vida em locais públicos do Brasil, o SAMPA Saúde em Movimento demonstra potencial para se tornar referência entre os municípios brasileiros. Os resultados positivos do projeto começam a chamar a tenção de prefeituras de outras cidades, que poderão replicar o modelo paulistano para também levar saúde e qualidade de vida para suas populações por meio de atividade física e nutrição bem orientada.
Confira onde participar do SAMPA Saúde em Movimento 1 - OESTE - Chácara do Jockey – Vila Sonia
2 – NORTE – Parque Anhanguera - Perus
3 – SUL - Linear São José – Rio Bonito
4 – LESTE - Parque do Carmo – Itaquera
5 - OESTE – Parque Raposo Tavares – Vila Albano
6 – NORTE – Parque Vila Guilherme/Parque do Trote – Vila Guilherme
7 – SUL – Parque Sete Campos – Cidade Ademar
8 – LESTE – Parque Ecológico Chico Mendes – Vila Curuçá
9 - SUL – Parque Santo Dias (Capão Redondo) / Parque Linear Feitiço (Campo Limpo)
10 – LESTE – Parque Piqueri – Tatuapé
11 – SUL - Parque Linear Cantinho do Céu – Capela de Socorro
12 – LESTE – Parque CERET – Jardim Anália Franco
13 - CENTRO-OESTE - Parque da Aclimação – Aclimação
14 – LESTE - Parque do Tiquatira – Penha
15 – SUL – Parque do Chuvisco – Jardim Aeroporto