26/04/2024 às 18h51min - Atualizada em 27/04/2024 às 00h01min
Tecnologia transforma o ensino de inglês: IA, Realidade Virtual e Apps lideram mudanças
Na Transfer English, o CEO Bruno Simantob incluiu a IA de reconhecimento de voz para a correção dos exercícios de speaking
Canal A Comunicação
https://lp.transferenglish.com/
Reprodução Com o avanço tecnológico cada vez mais presente em todas as esferas da vida, o ensino de inglês não fica para trás. O uso de Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (RV) e aplicativos móveis está moldando significativamente a forma como as pessoas aprendem o idioma em todo o mundo.
A Inteligência Artificial vem desempenhando um papel crucial na personalização do ensino. Plataformas de aprendizado de idiomas impulsionadas por IA analisam o desempenho dos alunos e adaptam o conteúdo de acordo com suas necessidades individuais, oferecendo exercícios e atividades específicas para fortalecer áreas de dificuldade.
Na Transfer English, o CEO Bruno Simantob incluiu a IA de reconhecimento de voz para a correção dos exercícios de speaking. "Acreditamos que inteligência artificial pode desempenhar um papel fundamental na educação. O papel do professor continua primordial em nossos cursos, mas acreditamos que podemos fazer uso das IAs como facilitadoras em algumas atividades e exercícios", conta Simantob.
Além disso, a Realidade Virtual está revolucionando a experiência de imersão no idioma. Por meio de ambientes virtuais, os alunos podem simular situações do mundo real, como conversas cotidianas ou negociações de negócios, proporcionando uma prática mais autêntica e envolvente.
O aprendizado remoto também desempenha um papel fundamental na democratização do acesso ao aprendizado de inglês. Com a conveniência de poder estudar a qualquer hora e em qualquer lugar, aplicativos e streamings oferecem uma variedade de recursos, desde lições básicas até práticas avançadas de conversação, complementando o ensino tradicional de maneira eficaz.
Dados recentes mostram que a adoção dessas tecnologias está crescendo exponencialmente. De acordo com um relatório da UNESCO, o número de usuários de aplicativos de aprendizado de idiomas ultrapassou a marca de 1 bilhão em 2023, e espera-se que continue aumentando nos próximos anos. A Transfer, por exemplo, que funciona como uma Netflix de inglês, conecta 70 mil alunos ao redor de 90 países. E esse número só continua crescendo e superando as barreiras físicas de aprendizado.
“A tecnologia está desempenhando um papel transformador no ensino de inglês, proporcionando uma abordagem mais personalizada e envolvente para os alunos. A Inteligência Artificial, a Realidade Virtual e o aprendizado remoto estão se destacando como ferramentas essenciais nesse processo, oferecendo oportunidades únicas de aprendizado. À medida que a tecnologia continua a evoluir, é esperado que o ensino de inglês se torne ainda mais acessível, personalizado e eficaz”, explica Vergilio Melo, professor da Transfer English.