26/04/2024 às 08h46min - Atualizada em 27/04/2024 às 00h01min

Os extremos da vida: o que sabemos até aqui sobre a nossa existência?

É unânime que a prevenção é o melhor remédio, especialistas falam sobre a vida e a morte e como lidar com os desafios desta jornada

Fernanda Sene
Divulgação UNIGUAÇU

A única certeza que temos na vida é que a morte é algo inevitável.  A questão que sempre desperta curiosidade é: podemos adiar esse fato? A resposta é: sim, e ainda é possível tornar a jornada mais tranquila e com mais qualidade de vida, mas para isso é necessário ter comprometimento com a saúde e bem-estar tanto nos aspectos físicos quanto mentais.

A vida para muitas pessoas, é uma verdadeira dádiva, onde cada segundo é contabilizado como um momento único, que em breve se transformará em uma lembrança. Para outras pessoas nem tudo é um “mar de rosas” e a caminhada é árdua. Mas será que sabemos como, de fato, aproveitar todos os momentos da vida, equilibrando a saúde e o bem-estar?

Para refletir sobre o tema a Faculdade UNIGUAÇU vai realizar o evento “Os extremos da vida”, no dia 11 de maio, sábado, das 14h às 17h30. Os médicos Márcio Bacci, Lucas Arbex e Daniel Alveno vão falar sobre a importância dos cuidados com a saúde desde o nascimento até a morte. A ação conta com a participação especial de Klebér Tani, especialista em Meditação Transcendental.  Para participar basta realizar a inscrição gratuita pelo site: https://loja.uniguacu.com.br/curso/meeting-os-extremos-da-vida .

Os temas abordados serão: Dr. Lucas Arbex (pediatra): Autismo - o que sabemos até aqui; Dr. Márcio Bacci: intervenções no estilo de vida impactam a saúde sexual; Daniel Alveno: planejamento antecipado de cuidados para promover a autonomia e respeitando as preferências; e Klebér Tani: meditação transcendental na área da saúde.

A vida é repleta de percalços, turbulências, prazeres, realizações e nessa jornada aprendemos que existe uma linha tênue entre a vida e a morte e que tudo pode acontecer em um intervalo curto de tempo, horas, minutos ou até em segundos. Durante essa caminhada é fundamental parar, refletir e se perguntar: o que te faz feliz?

Muito se fala sobre a finitude da vida, tema que muitas pessoas preferem deixar para depois, mesmo sabendo que a morte é algo que vai acontecer para todos, ninguém está preparado para este momento. É essencial entender que é necessário viver o hoje e resgatar o que realmente importa para cada pessoa. Muitas vezes nos apegamos a problemas pequenos que podem ser resolvidos de maneira rápida e alguns casos a melhor solução é ignorar e deixar passar, e com isso deixamos de viver experiências que realmente importam.  

“A finitude é ter a consciência de que o amanhã pode não chegar, e que esperar o novo dia para realizar um sonho, falar com alguém, pedir perdão, usar aquela roupa, guardar algum acessório ou utensílio para um momento especial pode ser tarde demais. Aquela frase usada por pessoas com mais experiência do “não deixe nada para amanhã o que pode ser realizado agora” é algo real, a vida é um suspiro, um sopro e por isso deve ser vivida com intensidade e ao mesmo tempo com consciência de que todos os seus atos geram consequências, sejam boas ou ruins, principalmente quando o assunto é saúde”, pontua Márcio Bacci, médico e coordenador da pós-graduação em Medicina do Estilo de Vida na Faculdade UNIGUAÇU.

Serviço

Evento: Os extremos da vida

Data: 11 de maio (sábado)

Horário: das 14h às 17h30

Local: Faculdade UNIGUAÇU

Endereço: Avenida Paulista, 967 – 4ºandar

Inscrições: o evento está disponível nas opções: on-line e presencial

https://loja.uniguacu.com.br/curso/meeting-os-extremos-da-vida

Cronograma:

13h30: Recepção + coffee

14h: Início

14h -14h15: Abertura com o Dr. Márcio Bacci

14h15 - 14h50: Dr. Lucas Arbex (pediatra): Autismo - o que sabemos até aqui;

14h50 - 15h25: Dr. Márcio Bacci: As intervenções no estilo de vida impactam a saúde sexual?

15h25 - 16h: Dr. Daniel Alveno: Planejamento antecipado de cuidados para promover a autonomia e respeitando as preferências

16h - 17h30: Klebér Tani: Meditação transcendental na área da saúde

18h: Finalização + coffee

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp