26/04/2024 às 16h28min - Atualizada em 27/04/2024 às 00h01min

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho: gigante química comprova que ambiente de trabalho seguro é possível

Neste dia, BASF reforça compromisso com a saúde e o bem-estar dos colaboradores, construindo um futuro mais seguro e saudável

Larissa Batalha
Divulgação: BASF
É possível não ter doenças ocupacionais em uma grande empresa? A BASF comprova que sim! Neste Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, a gigante química reforça seu compromisso para assegurar um ambiente de trabalho saudável, psicologicamente seguro e a produtividade sustentável.

A companhia foi a primeira indústria química no mundo a contratar um médico para seu quadro de colaboradores no final do século 19. De lá para cá, esse comprometimento só aumentou, com a implementação práticas e programas que asseguram um ambiente de trabalho seguro e saudável. Um desses exemplos, foi a criação da Gerência de Bem-Estar, dois meses antes da Organização Mundial da Saúde decretar a pandemia global de Covid-19.

"O princípio de segurança dos nossos colaboradores está diretamente ligado à nossa estratégia de negócio, por isso, entendemos que a saúde e bem-estar de cada profissional são fundamentais”, destaca Lucas Maldonado, Gerente Sênior de Saúde na BASF para América do Sul. “Portanto, buscamos investir continuamente em ações ou mudanças práticas para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável."

Os números comprovam essa dedicação, só nos últimos 5 anos, a companhia investiu cerca de 5 milhões de reais em infraestruturas de saúde e bem-estar em toda América do Sul. Para além desses investimentos, a BASF também realizou a criação de instalações físicas distribuídos em suas localidades que promovem o bem-estar dos colaboradores, como bicicletários, salas de bem-estar e até mesmo quadra de beach-tennis, criando um ambiente que valoriza o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Os esforços da BASF não se limitam apenas às práticas e infraestrutura física. A empresa também prioriza a capacitação de suas lideranças, oferecendo treinamentos abrangentes sobre temas relevantes. “Mas, nossa preocupação não se restringe às práticas e infraestruturas. Regionalmente temos grandes campanhas educativas com intuito de reforçar que a segurança é um valor inegociável para a companhia. Como exemplo temos as campanhas internas Regras que Salvam Vidas – de conscientização das boas práticas de segurança nas operações; e Segurança no Trânsito”, pontua Maldonado.

Como exemplo na BASF tivemos em 2023 um aumento de 30% no número de usuários do Gympass; aumento do uso do Canal Sempre Bem – canal interno e confidencial de assistência psicológica, jurídica, financeira e social, para obter o suporte necessário em casos de violência, de 1% para 3,4% - acima da média de mercado que é 1%; e pela plataforma Weelz – programa corporativo de saúde mental, houve redução nos níveis de ansiedade e depressão – de 41% para 31% em casos crítico a moderados de ansiedade, e de 49% para 44% de depressão.

Disputa pela Premiação de Melhor Equipe de Bem-Estar

A BASF está na disputa pela premiação da InsideOut Awards 2024, como uma das empresas finalistas na categoria de Melhor Equipe de Bem-Estar. Representando a América do Sul, a empresa concorre com um projeto inovador que integra o time de saúde em iniciativas de bem-estar, promovendo uma abordagem holística para o cuidado dos colaboradores.

Essa integração é a peça-chave dessa indicação ao prêmio. “Temos uma equipe dedicada de aproximadamente 70 pessoas, incluindo médicos e enfermeiros pela América do Sul, que vem trabalhando de forma uníssona a nossa cultura de saúde e prevenção”, explica Camilla Bonelli, gerente de Bem Estar da BASF América do Sul.

Em um momento em que a segurança e saúde no trabalho estão cada vez mais em foco, a BASF destaca-se como um exemplo. A empresa reafirma seu compromisso com a valorização, o respeito e a proteção às pessoas em toda a sua cadeia de valor. Por meio de iniciativas inovadoras, investimentos contínuos em saúde, bem-estar e segurança, a companhia demonstra que é possível sim promover um ambiente de trabalho seguro, saudável e feliz, onde os colaboradores podem alcançar seu máximo potencial.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp