25/04/2024 às 09h36min - Atualizada em 27/04/2024 às 00h00min

Musculação salva vidas - e posso provar!

Por Dr. Luiz Tintori

Eduarda Pires
Divulgação
Que o sedentarismo abre portas para diversas doenças letais, todo mundo já sabe - ou ao menos deveria. Segundo dados recentes do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigital), do Ministério da Saúde, pouco mais de 40% dos brasileiros com 18 anos ou mais realizam atividade física nos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde, ou seja, a maior parte da população está mais sujeita a problemas de saúde que poderiam ser evitados.
 
Existem milhares de esportes, práticas e exercícios que podem ser incorporados no dia a dia para mudar o cenário de sedentarismo, no entanto, quero destacar a musculação, modalidade muito comum no Brasil e no mundo, normalmente mais acessível do que outras práticas e que, quando realizada corretamente para obter resultados consistentes, pode salvar vidas. 

O ano era 2021 e eu, um médico que muito falava de treinamentos, musculação e performance, deparei-me na UTI com o pulmão totalmente comprometido pela Covid, com poucas chances de viver, mas a minha reserva física me salvou! Foi aquela experiência de quase morte que fortaleceu ainda mais o meu propósito de levar informação, ciência e testemunho sobre como um corpo com alto índice de massa muscular se torna diferenciado diante dos demais - e isso não tem a ver com estética.

Para a conquista de massa corporal é preciso treino de força, resistência e muita consistência. É necessário uma parceria entre o corpo e a mente, para que o compromisso de treinar com regularidade - se possível todos os dias - seja cumprido, pois exercício físico é o tipo de coisa que somente você pode fazer por você.
A musculação não só garante mais qualidade de vida e disposição, mas também ajuda a emagrecer. Dessa forma, jovens envelhecem com mais vitalidade, idosos conseguem manter uma rotina saudável e independente e mulheres passam melhor por mudanças hormonais como a menopausa. 
 
Não espere uma situação como a que passei para comprovar que musculação salva vidas. Comece já!
Luiz Tintori é médico do esporte com ênfase em emagrecimento e reposição hormonal. É também fundador da clínica Mizu - Centro de Cuidado Humano localizado em São Paulo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp