24/04/2024 às 22h48min - Atualizada em 26/04/2024 às 04h10min

Marcia Gadioli conversa com o público neste sábado (27), na Pinacoteca de São Bernardo do Campo

Verbo Nostro
Verbo Nostro
fotos de Douglas Asarin
Aberta ao público para visitação desde o dia 16 de abril na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, a exposição “Territórios” tem agenda especial neste sábado, 27 de abril: um bate-papo com a artista visual Marcia Gadioli, a partir das 10h, com intérprete em Libras. A classificação é livre e a entrada é aberta e gratuita. 

A mostra poderá ser visitada gratuitamente até o dia 12 de julho. O espaço recebe ainda mais duas exposições individuais: “Aceno, a cena”, de Marília Scarabello e curadoria de Ana Carla Soler; e "O amor morre mais de indigestão do que de fome", um trabalho da artista Thatiana Cardoso sobre golpes do amor com curadoria de Gabriela De Laurentiis.

Territórios
Com curadoria de Eder Ribeiro e expografia de Marcelo Salles, a exposição é resultado de uma pesquisa sobre as transformações das paisagens urbanas na memória das pessoas. O trabalho reúne parte da produção dos últimos dez anos da artista Marcia Gadioli, desde sua primeira pesquisa sobre a paisagem urbana de São Paulo, até suas últimas experimentações com meios e processos fotográficos alternativos. 

Eder Ribeiro (curador), Marcia Gadioli (artista visual) e Marcelo Salles (expografia)

O conjunto é formado por mais de 50 obras produzidas em diferentes meios: vídeos, fotografia analógica e livros de artista. Marcia é uma pesquisadora das consequências das alterações urbanas na memória do indivíduo, utilizando a fotografia como principal linguagem, mas não somente ela. “Me considero uma artista que trabalha com a fotografia. No meu trabalho, o uso da poética está acima de qualquer técnica utilizada”, define.
Em sua trajetória artística, Marcia Gadioli se mantém comprometida com a experimentação de técnicas e materiais. “No centro desta investigação está o meio fotográfico, que se desdobra de diversas formas - fotografias impressas ou, em alguns casos, produzidas artesanalmente, por transferência sobre papéis transparentes, ou ainda sobre parafina, obtendo-se assim, por sobreposição, novos sentidos e visualidades”, comenta o curador de “Territórios”, Eder Ribeiro. 

A analista de cultura da Pinacoteca de São Bernardo do Campo, Geisa Tanganeli, destaca que a artista parece não ter pressa na contramão do imediatismo das fotografias digitais e está sempre atenta ao que é cotidiano, ao território e suas consequentes transformações. “De forma muito poética, imprime em suas obras imagens que despertam no público novas formas de se perceber, se relacionar e olhar o seu território”, avalia.
Premiada pelo edital PROAC nº 13/2023 - artes visuais - circulação de exposição, “Territórios” está aberta à visitação em São Bernardo depois de passar pelo Centro Cultural Correios, em São Paulo, e pelo MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. Em setembro, seguirá para Campinas. 

Lembranças da infância
Mostrar seu trabalho pela primeira vez na Pinacoteca de São Bernardo do Campo também é motivo de reviver memórias para Marcia Gadioli. O museu fica ao lado do parque Cidade da Criança, local que remete a momentos da infância da artista. “Quando estive na Pinacoteca para a visita técnica da exposição, aproveitei para retornar ao parque”, diz. A emoção do reencontro motivou a produção de uma obra inédita sobre o local de visitação na infância, que estará presente na exposição de São Bernardo.

Conversas com o público
Além do bate-papo com Marcia Gadioli neste sábado (27), às 10h, a mostra oferecerá mais encontros com o público na Pinacoteca de São Bernardo do Campo. No dia 25 de maio, às 10h, acontece a conversa com o arquiteto responsável pela expografia de “Territórios”, Marcelo Salles. Já no dia 18 de junho, às 19h, será a vez do bate-papo com o curador da mostra, Eder Ribeiro. No dia 19 de junho, Marcia conversará com pessoas atendidas pelo programa de saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e no dia 25 de junho, terá visita mediada com bate-papo para alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os encontros dos dias 27/4, 25/5 e 18/06 contarão com intérprete de Libras.

“A relação entre os envolvidos no fazer artístico e o público é fundamental diante das possibilidades de diálogos, reflexões, interações e trocas que estes momentos podem oferecer. Neste sentido, nos preocupamos em promover encontros com vistas a estimular a participação dos diversos públicos em suas ações”, comenta a analista cultural da Pinacoteca, Camila Rosa.

Sobre a artista
Marcia Gadioli é artista visual e pesquisa as consequências das alterações urbanas na memória do indivíduo. Utiliza a fotografia como linguagem principal, assim como a captura digital, a apropriação de imagens do jornal, de fotografias antigas do acervo familiar e vernaculares para estabelecer conexões entre a memória pessoal e a coletiva. Atualmente integra grupo de estudos com orientação de Sylvia Wernek. Participou da Residência Artística Internacional ACHO com orientação de Fabiana Bruno e Óscar Guarín Martinéz, da Imersão de Verão em Poéticas Visuais com Renato de Cara, na Gare Cultural e do Coletivo Forma, com orientação de Nancy Betts, em São Paulo. Formada no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Marcia Gadioli expõe em salões de arte contemporânea, galerias e espaços culturais desde 2005. Criou e dirige, em parceria com o curador e crítico de arte Marcelo Salles, a Casa Contemporânea, espaço cultural independente localizado em São Paulo onde vive e trabalha.

SERVIÇO
Exposição “Territórios”, de Marcia Gadioli – Bate-papo com a artista visual
Data: 27 de abril/2024 – 10h
Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo (rua Kara, 105, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo – SP)
Curadoria: Eder Ribeiro
Expografia: Marcelo Salles
Informações: (11) 2630-9600

Programação
Visitação aberta ao público:
De 16 de abril a 12 de julho de 2024
Terça-feira, das 9h às 20h
Quarta a sexta, das 9h às 17h
Último sábado do mês: das 10h às 16h

Conversas com o público:
27/04 (sábado), às 10h – conversa com Marcia Gadioli (com intérprete de Libras)
25/05 (sábado), às 10h – conversa com o arquiteto Marcelo Salles (com intérprete de Libras)
18/06 (terça), às 19h – conversa com o curador Eder Ribeiro (com intérprete de Libras)
19/06 (quarta-feira), às 9h30 – visita mediada para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
25/06 (terça-feira), 19h30 – visita mediada com bate-papo para alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp