25/04/2024 às 10h02min - Atualizada em 26/04/2024 às 04h10min

UNIASSELVI realiza o evento Movimento pela Educação

Jornada acadêmica é destacada em programação que marca o Dia Internacional da Educação

UNIASSELVI
https://portal.uniasselvi.com.br/
Divulgação
Da carteira de madeira ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, dos métodos convencionais a um ciclo dinâmico de aprendizagem: a jornada de ensino tem sido de constante evolução e poder. Sempre focando na inovação em prol do sucesso educacional, a UNIASSELVI realiza o evento Movimento pela Educação que busca propiciar discussões sobre a temática. O encontro virtual acontece na segunda-feira (29), às 20h.

Na transmissão, que será pelo canal da UNIASSELVI no YouTube, Thuinie Daros, Diretora de Metodologias e Aprendizagem, da Vitru Educação - controladora da UNIASSELVI - vai compartilhar ideias e estratégias sobre a abordagem híbrida, práticas de aprendizagem ativa e a necessidade de  promover o letramento de futuros na educação. Ela destaca a importância da data:

“Celebrar o Dia da Educação é reafirmar a força transformadora das práticas pedagógicas. Ao adotarmos abordagens híbridas e práticas ativas, catalisamos não só o aprendizado, mas também a capacidade crítica e adaptativa dos estudantes. Nosso compromisso com o letramento de futuros é uma resposta ativa aos desafios de um mundo em constante mudança. Como educadores, transcendemos o ensino tradicional e nos tornamos catalisadores de mudança, inspirando e preparando os protagonistas de amanhã. Ao cultivar mentes que aprendem continuamente e que são movidas por propósitos claros, nós transformamos vidas. Juntos, inspiramos, inovamos e influenciamos, equipando nossos alunos para os desafios atuais e futuros”.


Sobre a convidada
Mestre em Educação, com MBA em Gestão da Aprendizagem e especialista em Fundamentos Políticos e Filosóficos da Educação, Thuinie, que tem mais de 20 anos de experiência e está cursando a Graduação em Ciência da Criatividade, é certificada em Creative Leadership Professional pela World Creative Organization e Foresight Practitioner.

É colunista da Revista Ensino Superior; escritora regular do portal Desafios da Educação; e palestrante sobre implementação de modelos pedagógicos inovadores e híbridos. Além de realizar workshops e treinamentos, a pedagoga soma seis livros publicados: 
  • Para que serve ler e escrever: sentidos que as crianças atribuem à linguagem escrita;
  • A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para o aprendizado ativo;
  • A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para o aprendizado ativo, on-line e híbrido;
  • Mentalidade Criativa: preparando estudantes para serem inovadores e resolutivos;
  • Layouts criativos para aulas inovadoras;
  • Pedagogia de Futuros: guia teórico e prático de letramento de futuros para instituições educativas, empresas e governos.
Instituição da data
O Dia Mundial da Educação foi instituído em 28 de abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal, durante o Fórum Mundial de Educação. Na ocasião, líderes de 164 países – incluindo o Brasil – firmaram o compromisso coletivo com o desenvolvimento da educação até 2030. 
Os participantes da Cúpula Mundial de Educação têm a obrigação de assegurar que os objetivos e as metas de Educação Para Todos (EPT), para cada cidadão e cada sociedade sejam alcançados e mantidos. Um trecho da Declaração de Dakar diz:

“Nós reafirmamos a visão da Declaração Mundial de Educação Para Todos (Jomtien, 1990), apoiada pela Declaração Universal de Direitos Humanos e pela Convenção sobre os Direitos da Criança, de que toda criança, jovem e adulto têm o direito humano de beneficiar-se de uma educação que satisfaça suas necessidades básicas de aprendizagem, no melhor e mais pleno sentido do termo, e que inclua aprender a aprender, a fazer, a conviver e a ser. É uma educação que se destina a captar os talentos e o potencial de cada pessoa e desenvolver a personalidade dos educandos para que possam melhorar suas vidas e transformar suas sociedades”.


Serviço
O que: Movimento pela Educação
Quando: 29/4, às 20h
Onde: UNIASSELVI no YouTube

Por Redação UNIASSELVI

Leia mais notícias
Dia da Libras: uma história de amor e educação
UNIASSELVI oferece oportunidade de intercâmbio na Espanha


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp