25/04/2024 às 16h40min - Atualizada em 26/04/2024 às 04h09min

Instituto Mulheres do Imobiliário realiza o 3º Encontro no Rio de Janeiro e debate “RETROFIT: Preservando a história por trás dos edifícios”

Evento acontece no Humaitá e reúne grandes líderes femininas do imobiliário, dentre elas Mariliza Pereira, Caroline Mathias e Elisa Rosenthal

Redação
Redação
Crédito da foto @picturisa_1

Na última quarta-feira (17), o Instituto Mulheres do Imobiliário promoveu o 3º Encontro da Regional Carioca, realizado no Empreendimento FIRST. Com o tema central “RETROFIT: Preservando a história por trás dos edifícios”.

O retrofit é uma prática essencial para preservar a história e o caráter dos edifícios, ao mesmo tempo em que os atualiza para atender às necessidades modernas. Em vez de demolir estruturas antigas, o retrofit permite revitalizá-las, mantendo sua integridade histórica e arquitetônica. 

“O retrofit também pode incluir a adaptação dos espaços internos para atender às demandas contemporâneas de uso, como a conversão de antigos armazéns em espaços residenciais ou comerciais. Essa prática não apenas preserva a identidade cultural de uma área, mas também pode contribuir para a revitalização econômica de bairros e cidades inteiras. No entanto, é importante garantir que os retrofits sejam feitos de forma sensível e cuidadosa, respeitando a integridade original dos edifícios e trabalhando em colaboração com arquitetos, engenheiros e comunidades locais.”, menciona a idealizadora do evento e do Instituto Mulheres do Imobiliário, Elisa Rosenthal.

“Reimaginando o passado para construir o futuro, o projeto de Retrofit eleva o seu espaço a novos patamares de sucesso”, destaca a arquiteta, Juliana Medeiros.

O evento foi guiado pelas líderes Ingrid Eustáquio, advogada especializada em Direito Imobiliário e Extrajudicial, e Juliana Medeiros, arquiteta. E contará com a presença especial de Elisa Rosenthal, Presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, enriquecendo ainda mais as discussões.

“A base legal para realizar retrofit envolve uma série de normativas e leis que asseguram que as intervenções em estruturas existentes, estejam de acordo com os padrões legais de segurança, saúde, ambientais e urbanísticos.” diz a advogada especializada em Direito Imobiliário e Extrajudicial, Ingrid Eustáquio.

O evento também contou com grandes personalidades do setor, e integrantes do Amazonita, uma das frentes do Instituto Mulheres do Imobiliário, como Mariliza Fontes Pereira, CEO da Rio8; Caroline Mathias do Santander, entre outras. 

“O debate em torno do retrofit é crucial, considerando suas implicações no mercado primário e secundário. Contamos com mais de 50 profissionais do setor imobiliário, reforçando ainda mais a importância de dialogar sobre essas questões, e a relevância do instituto e das cariocas que atuam neste setor.” complementa.

Nesta terceira edição, é incentivado a participação ativa das mulheres presentes, com uma premiação especial para aquela que mais contribuir trazendo outras mulheres para integrar a comunidade de mulheres no ramo imobiliário.

Além disso, o evento conta com o incentivo de patrocinadores como Reis Figueras Advogados, NVA Imóveis, Chaiene Luz Mercadóloga Imobiliária, Ana Kuhim Corretora de Imóveis, Concreto Rosa, LF Building Perícias e Avaliações e Cássia Clésio Advogada Imobiliária. E com o apoio da Fator Realty Incorporações e First Life Friendly, que reconhecem a relevância das Mulheres do Imobiliário no fortalecimento do setor e na promoção de uma imagem positiva de suas marcas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp