24/04/2024 às 11h02min - Atualizada em 26/04/2024 às 04h06min

Transporte consciente: reuso de água no setor de ônibus já economizou 773 milhões de litros no Rio de Janeiro

A economia dos últimos 12 anos equivale a 309 mil piscinas olímpicas

Isabel Saraiva mesquita
Divulgação
O transporte público por ônibus tem dado uma contribuição relevante em prol da sustentabilidade no Rio de Janeiro. A Semove, entidade que representa 184 empresas, vem trabalhando iniciativas que estimulem o uso consciente de recursos naturais, pauta essencial para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento humano. Com isso, apresenta os resultados de uma das iniciativas, o reuso de água para a lavagem de garagens e ônibus. Em 12 anos, desde a implementação do primeiro sistema de reuso em uma garagem de ônibus, foram economizados 773 milhões de litros de água nobre, número que encheria 309 mil piscinas olímpicas. A adoção dessa medida possibilitou a redução de 59% do consumo de água nas empresas em todo o Estado.

“A Semove apoia e incentiva, por meio de estudos e projetos, que todas as empresas filiadas integrem o reuso de água em suas políticas e práticas operacionais. Estima-se que, das águas existentes no nosso planeta, 99% não estão disponíveis para uso, pois 97% são salgadas e estão nos oceanos e 2% nas geleiras. A água doce representa apenas 1% dos recursos hídricos. A água é um recurso precioso e finito, e seu uso consciente é essencial para a sustentabilidade do nosso planeta” frisou Richele Cabral, diretora de Mobilidade da Semove, entidade que representa dez sindicatos e 184 empresas de transporte. 

Um dos casos de utilização de água de reuso mais comuns nas empresas de transporte é o processo de lavagem dos ônibus – a água utilizada é captada e enviada para uma estação de tratamento de efluentes (ETE), para, então, ser novamente reutilizada na limpeza dos veículos, fazendo com que o sistema se aproxime de um ciclo fechado, com perda mínima. Essa água também pode ser reutilizada em outras atividades da empresa, tais como: limpeza das dependências da propriedade, descargas dos banheiros, áreas de jardinagem e no combate a incêndio.

Além de estar alinhado às melhores práticas sustentáveis, o reuso de água também estabelece benefícios na operação do sistema de ônibus. Com a implementação do processo de reaproveitamento, é possível estimar a economia gerada nas empresas, que se tornam mais competitivas com a adoção de iniciativas socialmente responsáveis. Os resultados, até agora, são animadores: redução de pelo menos 70% na conta de água; 50% na conta de esgoto; 50% no custo com produtos da lavagem; além de não haver relato de aumento significativo no consumo de energia.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp