23/04/2024 às 15h33min - Atualizada em 23/04/2024 às 18h18min

OIT estabelece "Abril Verde" para reforçar a importância da segurança e saúde dos trabalhadores

Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho é comemorado em 28 de abril, com o intuito de esclarecer a sociedade sobre os riscos de saúde laborais

Aline Oliveira
Senac EAD
Pixabay
Os impactos das alterações climáticas na saúde e segurança dos trabalhadores levaram a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a estabelecer o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho em 28 de abril. Além disso, o mês é chamado de "Abril Verde" para reforçar a importância de envolver toda a sociedade em ações e projetos de esclarecimento sobre o tema.

Na edição de 2024, o órgão internacional quer apresentar os resultados diretos das alterações climáticas na vida da população e dos trabalhadores, como, por exemplo, estresse climático, radiação UV, poluição do ar, acidentes industriais graves, aumento de doenças transmitidas por vetores e aumento da exposição a produtos químicos.

Com esse objetivo, será realizado um evento com especialistas, palestrantes, representantes governamentais, empregadores e trabalhadores. A intenção é avaliar propostas para combater o desafio global. A título de esclarecimento, um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que, no espaço de uma década, o resíduo mais encontrado no ar poluído (dióxido de nitrogênio) aumentou 6 vezes.

Por ser uma partícula de tamanho bastante reduzido, é aspirada pelos indivíduos e capaz de penetrar nos pulmões e entrar na corrente sanguínea. O impacto direto na saúde é verificado em problemas cardiovasculares, cerebrovasculares (AVC) e respiratórios.

Portanto, cabe a toda a sociedade contribuir para que os níveis de poluição e desequilíbrios climáticos sejam reduzidos. No Senac, educadores e profissionais da saúde e meio ambiente encontram opções de cursos de educação continuada, graduação e pós-graduação lato sensu, com foco no enfrentamento desses problemas.

Acesse o site e saiba mais sobre os cursos de educação, meio ambiente e saúde do Senac EAD."
Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp