Proposto em 1969 pela UNESCO, o Dia da Terra se tornou uma data importante para pensar o futuro do planeta. Em 2024, a campanha propõe repensar o uso de plásticos. Giovana Pacini, presidente da Merz Aesthetics® no Brasil, considera que o papel das altas lideranças do mundo corporativo é ampliar e aplicar na prática essas discussões, destacando ações da empresa como a adoção de bulas digitais, frotas mais econômicas, além de preocupação com o gasto energético do portfólio.
A executiva, que há 20 anos se dedica a um dos dez maiores mercados do mundo, o setor farmacêutico, sugere que embora ações individuais sejam fundamentais, as ações coletivas podem ter maior efeito.
“Entender a nossa responsabilidade dentro dessa cadeia e pensar soluções que afetam menos o clima e o meio ambiente é fundamental. Não é uma discussão do futuro, é de agora. O que faço hoje tem efeito direto no que meus filhos vão colher”, destaca Giovana.
Dentre essas ações, a emissão de gases de efeito estufa é um dos principais pontos. Giovana conta que o investimento em Pesquisa & Desenvolvimento da Merz Aesthetics® a nível global, na ordem de 15% da receita, é dedicado também a esse ponto. Reduzir a pegada de carbono é uma das metas da empresa, que já possui ações nesse caminho.
“Na cadeia do nosso mercado estamos pensando em desenvolvimento de produtos e medicamentos, em suas formas de armazenamento, no seu transporte e, também, em seu descarte. Isso gera uma equação complexa de balancear, mas as ações são vitais, sem exagero no uso do termo”, explica ela.
Mãe de gêmeos, Giovana também ressalta sua preocupação como mãe e cidadã. Para além das suas responsabilidades como líder de uma grande empresa, ela conta que pensa em como suas atitudes afetarão Carol e Edu.
“A minha geração lida com os efeitos criados pela geração dos meus pais. E isso não era discutido e pensado em larga escala. Parte do meu legado para meus filhos é sua educação, seus valores e sua confiança. Outra parte é que condições de vida deixarei para eles, o que envolve o meio ambiente”, finaliza Giovana.