23/04/2024 às 14h40min - Atualizada em 23/04/2024 às 16h00min

Governo de Minas aposta em solução que utiliza drones no combate à dengue

Treinamentos são realizados para capacitar as equipes de cada região para execução do Techdengue

Interface Comunicação
Divulgação
No dia 12 de abril, das 10h às 16h, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Jequitinhonha (CISAJE), em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, promoveu um evento de lançamento do projeto Techdengue na região do Vale do Jequitinhonha. O objetivo foi dar início às atividades relacionadas à Resolução 9035/23 SES-MG, que visa fortalecer o combate ao Aedes aegypti por meio do uso de drones.



Pela manhã, o evento contou com a presença do subsecretário de vigilância em saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi, representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS), do presidente e da secretária-executiva do consórcio CISAJE e da organizadora do evento, Cássia Guedes. Também estiveram presentes prefeitos e secretários de saúde dos 31 municípios consorciados, além de representantes da Aero Engenharia, detentora da solução Techdengue.

Durante a apresentação, Renato Mafra, diretor de operações da Aero Engenharia, apresentou o projeto Techdengue, seguido por uma demonstração prática, incluindo um sobrevoo com os drones específicos para mapeamento e tratamento.



Na parte da tarde, foi realizada uma oficina para esclarecer dúvidas sobre a implementação do projeto e auxiliar na elaboração do plano de trabalho de cada município, conforme previsto na Resolução 9035/23 SES-MG.
O investimento do Governo de Minas, no valor de R$30,5 milhões anuais, permite que municípios e consórcios intermunicipais de saúde contratem empresas especializadas na operação de drones no combate à dengue. Este recurso reforça o combate às arboviroses em todo o estado.

Segundo Renato Mafra, é importante adotar novas abordagens no combate ao Aedes aegypti. “O Techdengue é a maior solução do Brasil em tratamento e profilaxia de forma 100% remota via dispenser – dispositivo com capacidade de tratar quase um ponto de possível reprodução do Aedes aegypti por minuto –, conseguindo atuar em áreas que são de difícil acesso para agentes de controle, ampliando a eficácia do processo. Os drones utilizados possuem tecnologia exclusiva e patenteada capaz de realizar a dispersão de larvicida nos locais que apresentam risco de reprodução do mosquito, com índice de assertividade acima de 95%”, destaca. A iniciativa da SES-MG foi regulamentada pela Resolução SES/MG Nº 9.035/23, garantindo recursos até dezembro de2025.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Jequitinhonha (CISAJE) desempenha um papel fundamental na operacionalização do projeto na região, em colaboração com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina. Os drones serão utilizados para mapear áreas de risco e aplicar larvicidas biológicos em focos de difícil acesso, complementando o trabalho das equipes de campo.

Essa parceria entre órgãos públicos, consórcios e empresas especializadas demonstra um esforço conjunto para adotar novas tecnologias e estratégias inovadoras no combate ao Aedes aegypti e outras arboviroses, visando a proteção da saúde da população.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp