São Paulo, abril de 2024 – Há dois anos, o Instituto HEINEKEN Brasil foi estabelecido com o propósito de liderar iniciativas sociais na cadeia produtiva da indústria cervejeira, com foco especial em vendedores ambulantes, catadores de materiais recicláveis e jovens em situação de vulnerabilidade social, e fomentar a transformação da sociedade por meio do equilíbrio. Como resultado, mais de 5 mil catadores, 4.500 vendedores ambulantes e quase 1.900 jovens tiveram suas vidas transformadas positivamente por meio das ações promovidas pelo Instituto durante esse período. Somente em 2024, o número de ambulantes atendidos aumentou em 360% em comparação ao ano anterior.
O Respeito e o Cuidado com as pessoas e com o planeta são valores inegociáveis para o Grupo HEINEKEN e estão enraizados na cultura da companhia. Com iniciativas que vão desde o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, treinamentos para gestão financeira até capacitações para que essas pessoas estejam cada vez mais aptas a entrar no mercado de trabalho, o Instituto HEINEKEN não apenas beneficia as comunidades atendidas, mas também cria oportunidades para um futuro mais sustentável e inclusivo para todos.
Serão investidos, em média, R$ 10 milhões por ano nos projetos de capacitação e inclusão produtiva, com ênfase na geração de emprego e renda, bem como no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e na promoção do consumo responsável de álcool, especialmente entre os jovens.
“Como Instituto ou como Grupo, nosso objetivo é promover impactos positivos na sociedade e gerar verdadeira transformação nas condições de vida das pessoas que são hoje parte da nossa cadeia de valor. Reconhecemos nosso papel como parte atuante e mobilizadora da indústria, enfatizando os valores de cuidado e respeito pelas pessoas e pelo planeta em tudo o que fazemos. Acreditamos que a inclusão social é uma ferramenta fundamental e poderosa na conquista de uma sociedade mais equilibrada. O sucesso do Instituto HEINEKEN Brasil e os resultados obtidos nesse curto período reforça nossa convicção de estarmos no caminho certo”, declara Vania Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN.
Para estimular os resultados de suas iniciativas, o Instituto conta com o WeLab, uma experiência imersiva de autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, com o objetivo final de reformular a relação dos públicos com o consumo responsável de álcool. “Nosso objetivo, além de massificar mensagens de consumo responsável com os jovens, é levar capacitação técnica e desenvolvimento de soft skills aos catadores e vendedores ambulantes, ajudando-os a ter um incremento de renda e, possibilitando um impacto ainda mais na transformação positiva de milhares de vidas. “Temos o compromisso fundamental de oferecer ferramentas de autoconhecimento e promover discussões sobre o consumo de álcool para que isso resulte em escolhas mais conscientes no futuro e no fomento de uma sociedade cada vez mais equilibrada”, diz a executiva.