19/04/2024 às 10h08min - Atualizada em 23/04/2024 às 02h01min

Business English: comunicação clara e objetiva é mais importante que vocabulário técnico, explica especialista

Carla D'Elia destaca que é preciso desconstruir o idioma para que ele funcione com efetividade nas situações certas

Luiz Valloto
Banco de Imagens
Carla D'Elia destaca que é preciso desconstruir o idioma para que ele funcione com efetividade nas situações certas

Hi, Hello ou Dear? Existe uma maneira correta de começar um e-mail em inglês no trabalho? Dúvidas como essa podem impulsionar a procura por expressões específicas no idioma, indo ao encontro do que o estudo da Student Travel Bureau, do primeiro semestre de 2023, mostra, indicando que o número de brasileiros interessados em aprender inglês cresceu 36%. No entanto, aprender inglês para o ambiente corporativo vai muito além de decorar um vocabulário técnico e jargões, mas compreender uma série de estratégias de comunicação que auxiliará o profissional no dia a dia de forma efetiva.

Diferente do inglês convencional, o Business English oferece um foco maior ao objetivo central do profissional, pois tende a descomplicar frases e ensinar que uma comunicação clara e objetiva pode ser melhor aceita, não apenas para os que falam, mas aos que ouvem.

O interesse em desenvolver o idioma pode vir da necessidade em ser bilíngue quando o assunto são os negócios, afinal, a cada dia cresce o número de empresas multinacionais ou que lidam com pessoas de outros países, considerando o mundo globalizado e interconectado.

No entanto, ainda pode haver dúvidas sobre como usar o idioma nos negócios. É preciso ser formal em todas as ocasiões, como em uma simples mensagem, apresentação ou reunião?

A fundadora da Save Me Teacher, plataforma que oferece cursos de Business English, Carla D’Elia, explica que é preciso desconstruir o inglês para o trabalho e que nem sempre o formal será bem-visto. “Há muitas expressões que descomplicam a língua no dia a dia, mas utilizar de uma comunicação clara pode fazer toda diferença”, ressalta.

Entretanto, antes de aprender qualquer idioma, a especialista indica que pode ser fundamental entender para qual finalidade será, principalmente se o interessado for um adulto, já inserido no mercado de trabalho e que, teoricamente, não disponibilizaria de muito tempo para estudar. 

Independentemente de qual for o objetivo, se faz importante aprimorar a língua, pois assim o profissional cria mais segurança e autonomia, além de aprender novas opções de expressões.

Diante desse cenário, Carla lista opções de frases comuns e descomplicadas que podem ajudar no trato profissional, como maneiras de dizer “atender” em inglês:

1.    Assist a client (Atender um cliente);
2.    Help a client (Ajudar um cliente);
3.    Meet a need (Atender uma necessidade);
4.    Address a need (Atender uma necessidade);
5.    Answer the phone – the call (Atender o telefone).
Ou algumas frases que podem se imprescindíveis para um e-mail:
1.    Thank you for your prompt response (Agradeço sua resposta rápida);
2.    Look forward to your reply (Aguardarei sua resposta);
3.    Please find the document attached (Por favor, veja o documento em anexo);
4.    In case you have any questions, don’t hesitate to contact me (Em caso de dúvida, não hesite em me contatar).

Há também expressões básicas para reuniões:

1.        Have a meeting (Fazer uma reunião);
2.      Attend a meeting (Participar de uma reunião);
3.    Schedule a meeting (Marcar uma reunião);
4.      Conduct a meeting (Conduzir uma reunião);
5.      Cancel a meeting (Cancelar uma reunião);
6.      Chair a meeting (Presidir uma reunião);

“Se comunicar em inglês em um ambiente de negócios vai muito além do domínio da gramática básica. É preciso compreender e ser claro na comunicação profissional. Com isso em mente, a Save Me Teacher possui orientação e recursos para ajudar os profissionais a aprimorarem suas habilidades linguísticas e se destacarem em suas carreiras. Também, durante os cursos, o ensino da plataforma busca frisar que os estudantes são capazes de serem bilíngues e que buscar a pronúncia igual a de um nativo pode ser frustrante, já que cada pessoa possui um sotaque e maneiras diferentes de falar”, comenta Carla.

Além disso, praticar com um colega ou utilizar ferramentas de IA podem auxiliar no processo de aprendizado, já que o inglês para os negócios abrange estratégias de comunicação que são essenciais para diversas situações no dia a dia do trabalho e capazes de auxiliar em qualquer situação, como resolver problemas.
Para mais informações acesse: https://savemeteacher.com/.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp