19/04/2024 às 13h41min - Atualizada em 22/04/2024 às 22h34min

Anaqronías

Exposição de fotografías do espanhol Juan Cerón inaugura no Instituto Cervantes de São Paulo e faz uma abordagem ao romance “Dom Quixote”

BEATRIZ LOPES SAMPAIO
Juan Cerón
Em comemoração ao mês do livro, o Instituto Cervantes de São Paulo inaugura a exposição "Anaqronías" do premiado fotógrafo espanhol Juan Cerón, no dia 25 de abril. Após um longo processo de conceitualização e diferentes trabalhos que lhe permitiram avançar artisticamente, "Anaqronías" é seu segundo projeto pessoal, cujo percurso o levou a expor em vários países de três continentes, como Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha, China, México, República Dominicana chegando, finalmente, ao Brasil.

Trata-se de uma interpretação fotográfica contemporânea baseada em um estudo documentado do romance "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes, como explica Juan Céron:
“Tentei resgatar dos recantos mais profundos da obra aqueles personagens de caráter secundário, terciário, imaginário... e trasladá-los para a realidade fotográfica, dotando-os de uma anacronia, de um elemento anacrônico sempre relacionado ao papel do personagem no romance, que nos leve da imagem pictórica inicialmente pretendida a uma imagem atual, de nosso tempo, brincando assim com a anacronia como um erro estético necessário e intencional”.

Sob esquemas de luz e composição inspirados nos mais destacados pintores do realismo barroco do século XVII - Caravaggio, Bernini, Rembrandt, Vermeer, Ribera - "Anaqronías" assume o duplo desafio de confrontar, por um lado, o romance mais importante de todos os tempos com o rigor e o respeito que merece e, por outro, dar forma e figura a uma série de personagens dos quais, em alguns casos, não há nenhuma evidência documental através de pinturas, desenhos ou gravuras e que permaneceram encerrados no romance, esperando pacientemente por mais de 400 anos.

Saiba mais sobre Juan Cerón (Bochum, 1973)
Juan Cerón entra em contato com o mundo da fotografia no início de 2007, quando, tendo em suas mãos sua primeira câmera DSLR, entende a fotografia como um poderoso instrumento de comunicação visual e criação artística, com o qual, além de poder capturar o momento, ele pode ser abordado através de uma história para contar e compartilhar.
De formação principalmente autodidata, desde 2015 tem realizado várias exposições individuais com seu primeiro trabalho fotográfico "Onde Habita o Esquecimento", pelo qual foi pré-selecionado para fazer parte de uma representação de artistas no âmbito do PhotoEspaña. Participou como palestrante de diversas conferências e oficinas em muitos espaços culturais espanhóis e internacionais, bem como congressos de fotografia contemporânea. Fez parte do júri para a EGADE Business School de Monterrey (México).

Serviço
“Anaqronías”
Fotos de Juan Cerón

Abertura: quinta-feira, dia 25 de abril, às 18h
Local: Instituto Cervantes de São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 2439

Visitação: de 26 de abril a 1º de junho de 2024
Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 20h; aos sábados, das 10h às 14h
Assessoria de imprensa Instituto Cervantes: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio (21) 98181-8351/[email protected]/@briefcomcomunicacao

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp