Divulgação
Fomentar o desenvolvimento e contribuir para o reposicionamento do olhar de investidores para a produção audiovisual de pessoas negras, indígenas e quilombolas de todo Brasil estão entre as grandes missões da primeira edição do MERCAMIMB - o primeiro mercado de negócios promovido pela MIMB. Realizadores e criadores vão poder ficar frente a frente com players nacionais e internacionais da indústria audiovisual, entre 22 e 24 de abril, para apresentar produções e propostas de projetos de longas, documentários, séries e novelas que poderão chegar às telas de cinema, TV e streaming.
Segundo Claudia Gonçalves, coordenadora do MERCAMIMB é preciso aproximar os produtores dos principais players e plataformas e, por esse motivo, a proposta da primeira edição da ação de mercado apostou em grandes nomes do segmento. Representantes dos Estúdios Globo, DocA, Globoplay, Conspiração, Fistaile, Warner Bros Discovery, Canal Curta, Paradiso, chegam a Salvador para a ação, voltada para apresentação de projetos e fechamento de negócios. “Queremos ampliar que pessoas negras estejam à frente das negociações de suas histórias, sentando à mesa decisória. Nossas histórias são rentáveis. Somos produtores e consumidores, e é importante ir além do lugar de convidados para também ocupar lugar de negociadores e criadores no mercado audiovisual”, afirma Claudia.
Com o intuito de contribuir para a apresentação dos realizadores, profissionais renomados do mercado audiovisual realizam consultorias personalizadas. Com chamada específica para produções de humor e dramaturgia, haverá direcionamento com representantes dos Estúdios Globo e Globoplay. Também integram a programação, consultas com representantes de articuladoras e de laboratórios de formação, como Dia Lab e Nordeste Lab, além da idealizadora da EGBÉ – Mostra de Cinema Negro, Luciana Oliveira, a diretora Chica Andrade e a coordenadora do MERCAMIMB, Claudia Gonçalves.
Programação Grande novidade desta edição da MIMB, o MERCAMIMB conta com patrocínio do Programa SalCine, através da Prefeitura Municipal de Salvador, e patrocínio do Sebrae. O Projeto Paradiso, que irá premiar dois projetos de ficção, no valor de R$2.500 cada, e a Pousada Des Arts, que irá sediar um evento só para convidados, são parceiros da ação de mercado, em sua primeira edição. Confira a programação a seguir:
Dia 22
Programação fechada - Consultorias presenciais preparatórias para o pitching e rodadas de
negócios.
Dia 23
Das 10h30 às 11h30 - Painel ‘Dramaturgia nos Estúdios Globo’, com Alexandre Almeida, e
mediação de Flávia Santana. Aberto ao público, acontece no Teatro Gregório de Matos.
Ingressos gratuitos disponíveis pelo Sympla —
https://www.sympla.com.br/paineis-mercamimb-2024__2417010
Das 13h30 às 19h00 - Apresentação de pitching dos projetos, com premiações diversas.
Aberto ao público. Ingressos gratuitos disponíveis pelo Sympla
https://www.sympla.com.br/pitchings-mercamimb__2417160
Dia 24
Das 9h00 às 16h40 Rodadas de Negócios promoverá reuniões exclusivas, fechadas ao
público, com propostas para apresentação de seus projetos para os players Conspiração,
Curta!, Fistaile, Estúdios Globo, Globoplay, Warner Bros Discovery, DocA - Documentary Africa.
17h30 às 19h30 - Painel “Como fomentar novos criadores no Cinema e Audiovisual?”, com
Felipe Dias (Salcine), Helena Klang (Globo), Rodrigo (Minc), Warner Bros. Discovery.
Mediação: Daiane Rosário e Claudia Gonçalves. Aberto ao público, acontece no Centro
Cultural da Barroquinha. Ingressos gratuitos disponíveis pelo Sympla
—https://www.sympla.com.br/paineis-mercamimb-2024__2417010