20/04/2024 às 15h51min - Atualizada em 22/04/2024 às 22h26min

Vale ensinar sobre Imposto de Renda nas escolas?

Você já se perguntou como seria interessante trazer esse assunto para sala de aula

Instituto Âncora Educação
Divulgação/IAE

Por Ana Paula de Souza Colling*

As discussões sobre o papel da escola têm ocupado a sociedade em que vivemos há muito tempo - e permanecem em nosso cotidiano. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC - Brasil, 2018) aponta para formação integral do estudante ao término da Educação Básica, ou seja, ao final do Ensino Médio. A legislação vigente atenta para importância de se estabelecer relação entre aquilo que a escola ensina e a vivência no dia a dia dos estudantes. Sendo assim, precisamos pensar sobre como trazer a realidade vivenciada para nossas salas de aula.

Uma das áreas consideradas com maior índice de dificuldade de aprendizagem - a de Matemática e suas Tecnologias - pode utilizar-se de situações vivenciadas pelos estudantes e suas famílias dentro do cotidiano escolar a fim de favorecer o desenvolvimento de diferentes habilidades. Por exemplo: como cidadãos, temos direitos e deveres, inclusive aqueles considerados fiscais, como o caso da declaração de imposto de renda. Basicamente, todos os cidadãos brasileiros com ganhos iguais ou superiores ao limite estabelecido pela Receita Federal do Brasil em salário, aposentadoria, aluguéis ou outras fontes de rendimento tributáveis, com exceções previstas em lei, devem realizar a declaração de ajuste anual.

Sendo assim, você já se perguntou como seria interessante trazer esse assunto para sala de aula? Além de aproximar a realidade da sala de aula, dos objetos de conhecimento e habilidades trabalhados, podemos auxiliar na formação de cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos, compreendendo a importância de acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e exercendo de forma plena sua cidadania, bem como aprendendo a administrar melhor sua vida financeira desde cedo.

O papel da escola deve ir além de simples conceitos sem aplicabilidade e esse exemplo nos mostra como podemos contribuir relacionando aprendizagens fundamentais em Matemática com a vida dos estudantes, promovendo um olhar atento para o mundo que os cerca por meio de situações-problema que vivenciam educação fiscal e suas implicações na sociedade.

Desse modo, apontamos para importância de que os professores tragam para suas salas de aula diferentes maneiras de ensinar, de aprender, de trocar, de fazer visto que a aquilo que é vivenciado, relacionado com o cotidiano, faz sentido. Em tempos de imposto de renda e discussões fiscais, vale trazer esses conceitos para escola e, junto aos estudantes, promover a discussão saudável, a aprendizagem colaborativa, a resolução de problemas, a escuta e autonomia na aprendizagem, entre outras habilidades e competências. Pense nisto!

 

*Doutora em Ensino de Ciências e Matemática e Professora do Instituto Âncora (SP).


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