19/04/2024 às 14h09min - Atualizada em 22/04/2024 às 22h14min

Rio de Janeiro recicla 200 toneladas de resíduos eletrônicos com apoio da Circoola

Em dois anos, o volume de resíduos eletrônicos coletados pela empresa na capital e Região Metropolitana aumentou 400%. Entenda o impacto da reciclagem de e-lixo

PAULA VIEIRA
https://www.circoola.com.br/
A Circoola oferece coletas domiciliares gratuitas em todo o Rio de Janeiro / Divulgação Circoola
 

O descarte correto de resíduos eletrônicos vem aumentando a cada ano no Rio de Janeiro com a Circoola, que oferece coletas domiciliares 100% gratuitas com agendamento pela internet, além de serviços ambientais e certificações para empresas. Em dois anos de atuação, a Circoola deu a destinação correta para mais de 200 toneladas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos quebrados ou sem uso. 

 

Dados alarmantes são revelados pela Unitar

A preocupação com o descarte desses materiais altamente poluentes está ligada ao aumento da produção de lixo eletrônico em todo o planeta. O mais recente Monitor Global E-Lixo das Nações Unidas, aponta que foram geradas 62 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos no mundo em 2022, mas apenas 22% desse volume foi reciclado. 

 

O estudo do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar) ainda coloca o Brasil na quinta posição como maior gerador de e-lixo do mundo e o primeiro da América do Sul, com 2,4 milhões de toneladas anuais. Entretanto, o país recicla efetivamente somente 3% do volume produzido.

 

Parcerias entre iniciativas públicas e privadas para incentivar o descarte correto

Nesse cenário, a Circoola vem realizando um papel fundamental na conscientização da população em prol da reciclagem dos eletrônicos. Fundada no Rio de Janeiro, a empresa expandiu seus serviços para Niterói, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti no último ano. Atualmente, também reúne projetos para coletas e ações sazonais em Nova Friburgo e Miguel Pereira.

 

Por meio do serviço gratuito oferecido em domicílio, a Circoola saltou de 1.500kg coletados em abril de 2022 para 7.500 kg em abril de 2023, registrando um aumento de 400% no volume de e-lixo destinado corretamente para a reciclagem. Neste ano, a empresa prevê encerrar o mês de abril com 20.000 kg coletados. 

 

“Estamos celebrando as 200 toneladas coletadas graças a uma maior responsabilização da sociedade e das empresas. Realizando o descarte com a Circoola, os negócios se mantêm em dia com as normas do Inea e da Política Nacional de Resíduos Sólidos, além receberem o monitoramento formal de transporte e destinação para para a reciclagem. A população também se beneficia com o serviço gratuito sem precisar sair de casa”, explicou o sócio-fundador Ysmar Vianna.   

 

Algumas empresas que descartam seus resíduos com a Circoola são a Casa Ronald McDonald, ESPM, UFRJ, Mozak, Sony, Record, Ibeu, Marinha do Brasil, entre outras. Implementando a prática sustentável, os negócios atraem investimentos e ajudam a impulsionar o serviço, incentivando clientes e colaboradores a agendarem a coleta domiciliar gratuita pelo site (www.circoola.com.br).

 

Descarte consciente no Aterro do Flamengo com a Circoola

No próximo dia 19 de maio, a Circoola será uma das apoiadoras do O Grande Jogo, evento regional realizado pelos Escoteiros do Brasil, no Aterro do Flamengo. Durante todo o dia, os cariocas poderão levar seus resíduos eletrônicos para descartar no local e ganhar brindes.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp