20/04/2024 às 14h02min - Atualizada em 22/04/2024 às 22h10min
Brasil Salomão apoia realização do ‘Show para as Florestas’
Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação O “Show para Florestas”, iniciativa que utiliza a música como ferramenta para unir o público em torno da conscientização e do debate sobre as urgentes questões climáticas que afetam todo o mundo, e que será realizado nos dias 21 e 22 de abril, em São Paulo, conta com apoio do escritório Brasil Salomão Advocacia.
Na programação, apresentação da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica e participações especiais de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Assucena e Sandra Peres; além de talks com especialistas para discutir soluções para os desafios climáticos; feira de produtos sustentáveis; programação voltada ao público infantil com objetos recicláveis e área de alimentação com conceito natural. No dia 21 de abril (domingo), a apresentação será ao ar livre, no Jardim Botânico, com atividades a partir das 13h e show a partir das 17h. No dia 22 (segunda-feira), acontece versão intimista do projeto no Teatro B32, a partir das 20h. A agenda cultural é aberta e gratuita, com reserva antecipada de ingressos pelo Sympla. A classificação é livre.
Entre os destaques da programação estão os talks oferecidos em parceria com o Greenpeace que prometem aprofundar o debate sobre as urgentes questões climáticas que afetam o planeta. Participam dos debates, os artistas e ativistas Kae Guajajara, Zahy Tentehar, Jeferson Xondaro e Ana Rosa Calado, além do cientista Carlos Nobre, da diretora-executiva do Greenpeace Brasil, Carolina Pasquali, e participação da diretora de responsabilidade corporativa e direitos humanos do Grupo L’Oréal no Brasil, Helen Pedroso.
Segundo o sócio-advogado e diretor executivo de Brasil Salomão, Evandro Grili, o apoio do escritório é fruto do seu posicionamento em relação à sustentabilidade. A banca de advocacia desenvolve várias iniciativas neste sentido, como a geração própria de energia consumida em suas unidades em Ribeirão Preto, Campinas e Franca e apoio ao projeto Arborescer, em Ribeirão Preto, entre outras iniciativas que ganharão em breve, ainda mais engajamento através do Instituto Brasil Salomão, recentemente lançado. “Sabemos que o mundo está vivendo uma crise climática que tem provocado grandes desastres ambientais, nos proporcionando incertezas quanto ao futuro. Então, acredito que todas as empresas têm que ter esse posicionamento de se preocupar com essas questões e de tentar garantir para as futuras gerações um planeta em que se possa viver de forma sustentável. Esse é o motivo pelo qual nós estamos apoiando o evento e esperamos que ele seja um sucesso", explica Grili.
Sobre o evento
Idealizado a partir de um trabalho do cantor e compositor Nando Reis e do letrista Carlos Rennó, o evento celebra a emblemática "Canção para a Amazônia", gravada por 32 artistas de diversos estilos da música brasileira, lançada em rede nacional no programa Fantástico, da Rede Globo, em 5 de setembro de 2021 e utilizada pelo Greenpeace em suas campanhas em defesa da floresta, combate ao desmatamento, às queimadas ilegais e à demarcação de terras indígenas.
O “Show para as Florestas” é realizado pelo PROAC, SP Cult, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Patrocínio: Grupo L'Oréal no Brasil. A produção é uma realização das produtoras Rapsódia, Ecofônica, DMP Produções Culturais, Lucas Shows e Sheyar Comunicação. Apoio: Brasil Salomão, Greenpeace, Ibioma e Conservação Internacional – Brasil. Rádio Oficial: Nova Brasil.
SERVIÇO
“Show para as Florestas”
Dia 21 de abril: Jardim Botânico de São Paulo (avenida Miguel Estefano, 3.031 - Vila Água Funda, São Paulo/SP)
13h - Abertura do evento
- Sessões de Yoga com a empresa Pantys
- Feira das Deusas - feira de artesanato
- Brincadeiras lúdicas e sustentáveis.
- Área de alimentação e bebidas com conceito natural - preferencialmente vegetarianas.
- Ação de conscientização com Greenpeace, com intuito de informar como ajudar a preservar o meio ambiente e evitar as mudanças climáticas.
- Ações de conscientização no espaço L’Oréal Para o Futuro.
14h – Abertura - Rito de entrada “Mulheres Kayapó” – ao longo da alameda do Jardim Botânico próximo ao estande da L´Oreal Brasil.
14h25 – Talks no palco principal
Kae Guajajara (RJ) – (cantora, autora e ativista indígena – “A importância da mulher indígena na música - como a arte pode ser também uma ferramenta de conscientização sobre o papel dos povos indígenas na preservação do meio ambiente?
Zahy Tentehar (atriz, roteirista e ativista – “A importância da presença da mulher indígena em espaços de decisão sobre a preservação do meio ambiente”
Ana Rosa Calado (PE) (Engajamundo) - “A importância da presença de jovens ativistas periféricos comprometidos com o futuro do nosso planeta em espaços de decisão”.
Jefersom Xondaro (SP) (rapper Oz Guarani) – “Os povos indígenas e suas diferentes culturas - como você retrata isso na sua música?
Carlos Nobre (cientista): o impacto das mudanças climáticas na Amazônia.
Encerramento: Carolina Pasquali, diretora-executiva do Greenpeace Brasil: o papel das florestas na nossa existência
15h30 às 16h – Fechamento dos Talks com exibição de vídeos e apresentação de DJ/
16h50 – Desfile de “Mulheres Kayapó”
17h – Concerto com Brasil Jazz Sinfônica sob a regência do maestro Ruriá Duprat (diretor musical do espetáculo), e participações de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Sandra Peres e Assucena.
Dia 22 de abril: Teatro B32 São Paulo (rua Lício Nogueira, 92 - Itaim Bibi, São Paulo/SP)
Ao longo do dia, no térreo do prédio da Baleia da Faria Lima haverá Roda de Chorinho, Roda de Samba, Feira das Deusas, apresentação de carimbó, oficinas, comidas veganas.
20h – Concerto com Brasil Jazz Sinfônica sob a regência do maestro Ruriá Duprat (diretor musical do espetáculo) e participações de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Sandra Peres e Assucena.
Links:
“Canção para Amazônia” nas principais plataformas:
https://onerpm.link/cacaopraamazonia
Videoclipe Nando Reis - A história de "Canção pra Amazônia"
https://www.youtube.com/watch?v=dcRiOugKBkA
Videoclipe da “Canção pra Amazônia”
https://www.youtube.com/watch?v=yE1PENHOpD