Rio Casca (MG) e São Paulo (SP), 19 de abril de 2024 - A NetZero, startup francesa pioneira na produção industrial de biochar nos trópicos, e a EISA, um dos principais comerciantes de commodities agrícolas do mundo, firmaram parceria com a Nestlé Nespresso, a marca líder de café premium, em um projeto inédito de biochar na cidade de Machado, no estado de Minas Gerais, Brasil.
O projeto, localizado em um dos principais centros de café do Brasil, reunirá centenas de agricultores, incluindo agricultores do Programa AAA Sustainable Quality™ da Nespresso. Dezesseis mil toneladas de resíduos de processamento de café não utilizados serão transformadas em 4.000 toneladas de biochar por ano, com o objetivo de remover mais de 6.000 toneladas de CO2 da atmosfera. Esse biochar retornará aos mesmos agricultores que forneceram a biomassa inicial, em um modelo totalmente local e circular, para ser usado como corretivo do solo.
No solo, o biochar atua como uma "esponja" que retém água e nutrientes de forma duradoura no nível da raiz da planta. Isso permite, com uma única aplicação, aumentar a produtividade do café e, ao mesmo tempo, reduzir significativamente o uso de fertilizantes, que atualmente contribuem para uma parcela significativa da pegada de carbono do café. O biochar também desempenha um papel importante no aumento da resistência das plantas durante as secas e outros eventos climáticos extremos.
Além de seus benefícios agronômicos, o biochar também é reconhecido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) como uma das principais soluções de remoção de carbono necessárias para atingir emissões líquidas zero até 2050. O uso de biochar na produção permite extrair e estabilizar o carbono inicialmente capturado pelas plantas na atmosfera, fixando-o nos solos por milênios em uma forma muito estável.
Esse projeto faz parte do roteiro de sustentabilidade da Nespresso para produzir café com emissão líquida zero de carbono até 2030, em seu programa AAA. É a primeira vez que um projeto de biochar reúne todos os participantes de uma cadeia de valor, de agricultores a cooperativas, de comerciantes a marcas finais, refletindo o crescente interesse estratégico em torno do biochar nas cadeias de suprimentos agrícolas. A Nespresso também se torna a primeira marca voltada para o cliente a promover o uso do biochar em escala industrial.
O anúncio foi feito após a reunião anual do Conselho Consultivo de Sustentabilidade da Nespresso, em Paris, e ocorre depois que a NetZero e a ECOM anunciaram, em fevereiro, sua colaboração para ampliar o uso do biochar no Brasil.
Jérôme Perez, Diretor de Sustentabilidade da Nespresso, disse: “O solo é fundamental em nosso compromisso com a agricultura regenerativa. É por isso que estamos entusiasmados em apoiar a ECOM e a NetZero com essa inovadora instalação de biochar, uma solução natural semelhante ao carvão vegetal que melhora a saúde e a regeneração do solo, ajudando a neutralizar as emissões de carbono.”
Axel Reinaud, cofundador e CEO da NetZero, disse: “Estamos orgulhosos por termos sido escolhidos pela Nespresso como seu primeiro parceiro industrial de biochar e estamos confiantes de que esse primeiro projeto será replicado em muitos outros locais. Essa parceria comprova ainda mais a relevância do biochar nos trópicos e demonstra a capacidade do nosso modelo de alinhar os interesses de todos os participantes das cadeias de suprimentos agrícolas.”
Teddy Esteve, Diretor de Café e Diretor de Carbono da ECOM, disse: “A Nespresso é uma parceira de longa data da ECOM e temos o prazer de tê-la a bordo desse projeto empolgante com a NetZero. O futuro da agricultura regenerativa passa pelo biochar. Ter uma estratégia em torno do biochar resolve a circularidade dos resíduos, o sequestro de carbono e a redução de fertilizantes, ao mesmo tempo em que garante altos rendimentos para os agricultores.”
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