19/04/2024 às 17h26min - Atualizada em 22/04/2024 às 22h05min

EISA e NetZero unem forças com a Nespresso no primeiro projeto de biochar em escala no Brasil

Esta é a primeira vez que um projeto de biochar reúne todos os participantes de uma cadeia de valor, desde os agricultores até a marca final

Assessoria de imprensa NetZero
Crédito: Gil Silva / NetZero Divulgação
  • A marca de café premium Nespresso uniu forças com a greentech NetZero e a trader global de café EISA para apoiar seu programa de implantação de biochar em larga escala na produção de café no Brasil.
  • Esta é a primeira vez que um projeto de biochar reúne todos os participantes de uma cadeia de valor, desde os agricultores até a marca final, refletindo o crescente interesse estratégico em torno do biochar nas cadeias de suprimentos agrícolas. 
  • O biochar é um corretivo de solo único e altamente eficiente feito de biomassa residual, também reconhecido pelo IPCC como uma solução importante na luta contra as mudanças climáticas.
  • Esse projeto inovador foi anunciado após a reunião do Conselho Consultivo de Sustentabilidade da Nespresso e pretende abordar o desafio global de descarbonizar a agricultura e, ao mesmo tempo, manter a alta produtividade das culturas e aumentar a renda dos agricultores.


Rio Casca (MG) e São Paulo (SP), 19 de abril de 2024 - A NetZero, startup francesa pioneira na produção industrial de biochar nos trópicos, e a EISA, um dos principais comerciantes de commodities agrícolas do mundo, firmaram parceria com a Nestlé Nespresso, a marca líder de café premium, em um projeto inédito de biochar na cidade de Machado, no estado de Minas Gerais, Brasil.

O projeto, localizado em um dos principais centros de café do Brasil, reunirá centenas de agricultores, incluindo agricultores do Programa AAA Sustainable Quality™ da Nespresso. Dezesseis mil toneladas de resíduos de processamento de café não utilizados serão transformadas em 4.000 toneladas de biochar por ano, com o objetivo de remover mais de 6.000 toneladas de CO2 da atmosfera. Esse biochar retornará aos mesmos agricultores que forneceram a biomassa inicial, em um modelo totalmente local e circular, para ser usado como corretivo do solo.

No solo, o biochar atua como uma "esponja" que retém água e nutrientes de forma duradoura no nível da raiz da planta. Isso permite, com uma única aplicação, aumentar a produtividade do café e, ao mesmo tempo, reduzir significativamente o uso de fertilizantes, que atualmente contribuem para uma parcela significativa da pegada de carbono do café. O biochar também desempenha um papel importante no aumento da resistência das plantas durante as secas e outros eventos climáticos extremos.

Além de seus benefícios agronômicos, o biochar também é reconhecido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) como uma das principais soluções de remoção de carbono necessárias para atingir emissões líquidas zero até 2050. O uso de biochar na produção permite extrair e estabilizar o carbono inicialmente capturado pelas plantas na atmosfera, fixando-o nos solos por milênios em uma forma muito estável.

Esse projeto faz parte do roteiro de sustentabilidade da Nespresso para produzir café com emissão líquida zero de carbono até 2030, em seu programa AAA. É a primeira vez que um projeto de biochar reúne todos os participantes de uma cadeia de valor, de agricultores a cooperativas, de comerciantes a marcas finais, refletindo o crescente interesse estratégico em torno do biochar nas cadeias de suprimentos agrícolas. A Nespresso também se torna a primeira marca voltada para o cliente a promover o uso do biochar em escala industrial.

O anúncio foi feito após a reunião anual do Conselho Consultivo de Sustentabilidade da Nespresso, em Paris, e ocorre depois que a NetZero e a ECOM anunciaram, em fevereiro, sua colaboração para ampliar o uso do biochar no Brasil.
 

Jérôme Perez, Diretor de Sustentabilidade da Nespresso, disse: “O solo é fundamental em nosso compromisso com a agricultura regenerativa. É por isso que estamos entusiasmados em apoiar a ECOM e a NetZero com essa inovadora instalação de biochar, uma solução natural semelhante ao carvão vegetal que melhora a saúde e a regeneração do solo, ajudando a neutralizar as emissões de carbono.”

Axel Reinaud, cofundador e CEO da NetZero, disse: “Estamos orgulhosos por termos sido escolhidos pela Nespresso como seu primeiro parceiro industrial de biochar e estamos confiantes de que esse primeiro projeto será replicado em muitos outros locais. Essa parceria comprova ainda mais a relevância do biochar nos trópicos e demonstra a capacidade do nosso modelo de alinhar os interesses de todos os participantes das cadeias de suprimentos agrícolas.”

Teddy Esteve, Diretor de Café e Diretor de Carbono da ECOM, disse: “A Nespresso é uma parceira de longa data da ECOM e temos o prazer de tê-la a bordo desse projeto empolgante com a NetZero. O futuro da agricultura regenerativa passa pelo biochar. Ter uma estratégia em torno do biochar resolve a circularidade dos resíduos, o sequestro de carbono e a redução de fertilizantes, ao mesmo tempo em que garante altos rendimentos para os agricultores.”

 

SOBRE A NETZERO

A NetZero foi fundada em 2021 por Axel Reinaud, Dr. Jean Jouzel, Aimé Njiakin, Olivier Reinaud e Pedro de Figueiredo. A sua missão é trazer escala para o biochar, uma das poucas soluções climáticas que podem remover duradouramente o carbono da atmosfera, bem como uma das poucas soluções agrícolas que permitem conciliar produtividade e sustentabilidade.

Ao aproveitar o biochar nos trópicos ao longo de um modelo único, a NetZero enfrenta simultaneamente três desafios prementes nos países em desenvolvimento: alterações climáticas, agricultura sustentável e desenvolvimento rural global. Desde abril de 2023, a empresa tem dois locais operacionais: uma fábrica-piloto em escala real, em Camarões, e uma fábrica comercial no Brasil. Possui também outra fábrica em construção no Brasil e várias em preparação para 2024.

A NetZero é vencedora do Milestone Award da competição XPRIZE Carbon Removal da Fundação Musk. Também recebeu o selo 'Efficient Solution' da Fundação Solar Impulse e é vencedora do prêmio 'Green Tech' dos Tech for Good Awards. Além disso, é um projeto de remoção de carbono certificado pelo padrão internacional Puro Standard. O objetivo a médio prazo da NetZero é atingir uma capacidade anual de remoção de 2 milhões de toneladas de CO2 até 2030, melhorando simultaneamente o nível de vida de dezenas de milhares de agricultores.

Leia mais em: www.netzero.green 

 

SOBRE A EISA

A EISA faz parte do ECOM, um grupo líder mundial em serviços de commodities leves, especializado em café, cacau e algodão.

Empregamos mais de mil agrônomos e equipes de campo em todo o mundo, executando operações inovadoras no local e programas de sustentabilidade para ajudar nossos clientes e comunidades agrícolas em todo o mundo.

Nossa presença global, experiência inigualável e relacionamentos sólidos e confiáveis nos permitem criar um ambiente valioso e lucrativo para nossos fornecedores, clientes, acionistas e funcionários.

Leia mais em: www.ecomtrading.com

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp