Entre os dias 23 e 25 de abril, será realizado o curso “Licenciamento de Marcas: Uma Importante Ferramenta de Marketing”, promovido pela Abral (Associação Brasileira de Licenciamento), pela Licensing Internacional e pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). As palestras contam com profissionais especializadas sobre o assunto, e entre elas está Fernanda Abreu, responsável pelo licenciamento da Endemol Shine Brasil e membro do conselho da ABRAL, com experiência em marcas nacionais e internacionais de vários segmentos, para comentar em seu módulo “O início da História - Sinergia é fundamental!” quais são os passos essenciais para o início do licenciamento de marcas. O curso tem formato híbrido, sendo presencial na sede da FAAP, em São Paulo, e online por meio do aplicativo “Zoom”. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.sympla.com.br/evento/curso-licenciamento-de-marcas-uma-importante-ferramenta-de-marketing/2395590
O objetivo do curso é auxiliar os profissionais e estudantes das áreas de marketing, comunicação, publicidade e propaganda, design, moda e administração a entenderem como o licenciamento pode ser usado em conjunto com o marketing e inserido nos negócios de uma empresa. Além da Fernanda, as palestras serão realizadas pelas profissionais que também são referência no assunto: Marici Rosana Ferreira (CEO da EP Grupo e Presidente da Abral - Licensing International), Talita Sabatini Garcia (VP da área de Legal Marketing e Propriedade Intelectual do escritório Inglez), Larissa Chiba (VP de Marketing de Franquias, Varejo, Promoções e Experiências na Spectrum Brand Licensing), Erica D’Abruzzo Carnicelli (Gerente Sênior de Marketing de Franquias e Varejo na WBD), Erica Giacomelli (CEO e fundadora da subsidiária brasileira da Tycoon 360), Luciana Vitorino (CEO da Agência Ispartner Licenciamento e Novos Negócios) e Thais Weber (responsável pelo licenciamento de marcas na Mattel Brasil).
O licenciamento se trata de um acordo feito entre as empresas para o uso de uma marca ou personagem protegido legalmente por direitos autorais e que, dessa forma, eles passam a ser explorados comercialmente em um serviço ou produto de terceiros. O mercado de licenciamento de produtos no Brasil tem demonstrado um enorme potencial de crescimento. De acordo com a edição 2022 da Global Licensing Industry Study, fornecida pela Licensing International, o Brasil ocupa a oitava posição no ranking mundial de faturamento nesse setor. Em 2022, a receita com produtos licenciados atingiu a impressionante marca de US$ 5,9 bilhões.
Fernanda Abreu destaca que utilizar o licenciamento para fortalecer a marca no mercado é uma ótima estratégia, bem como a extensão da marca no mercado. “O processo de licenciamento permite que a marca agregue valor ao produto, criando novos negócios, experiências e relacionamento com o consumidor, que cria um laço emocional com a marca", diz.
A diretora de licenciamento tem experiência no licenciamento de marcas e lançamento de projetos de marcas como MasterChef Brasil, Mr. Bean, Hora do Blec, Simon ́s Cat, Patati Patata, Snoopy, Garfield, entre outras.
Serviço
Curso “Licenciamento de Marcas: Uma Importante Ferramenta de Marketing”
Data: 23 a 25 de abril
Horário: das 18h30 às 21h30
Formato: Presencial na sede da FAAP, em São Paulo, e online ao vivo, via zoom
Link para inscrição:
Cronograma
Dia 23/04:
Dia 24/04:
Dia 25/04: