22/04/2024 às 16h15min - Atualizada em 22/04/2024 às 18h07min
Confira algumas dicas para gerir melhor o tempo e vencer a procrastinação
Especialista do Pravaler listou algumas dicas para conciliar estudos, trabalho e outras atividades do dia a dia
Clara Queirós
Freepik São Paulo, abril de 2024 – Ser uma pessoa organizada nem sempre é uma tarefa fácil, mas é fato que essa qualidade influência para o alcance da sensação de bem- estar, proporciona mais qualidade de vida, além de ser indispensável para ajudar gerir uma das coisas mais valiosas: o tempo. Saber como dividi-lo de uma forma produtiva para todas as responsabilidades pode ser um tanto desafiador, porém, é a fórmula ideal para vencer a procrastinação. Mas, afinal, é possível ser uma pessoa produtiva?
A resposta é sim! Segundo Ottília Duarte, head de Cultura, Engajamento, Desenvolvimento e Remuneração do Pravaler, empresa líder no acesso ao ensino superior e em soluções para o ecossistema de educação do Brasil, é comum que em alguns períodos da vida é necessário conciliar diversos deveres e responsabilidades, como estudos, trabalhos, tarefas domésticas, exercícios físicos, lazer, e entre outras tantas coisas. “Sabemos que pode existir uma pressão criada pela própria pessoa para ter sucesso em todas essas áreas. De forma simultânea, isso pode gerar angústia e dificuldade, e por isso é tão importante saber organizar o tempo. Mesmo que aos poucos, se colocado em prática, essa tarefa se tornará mais simples de ser aplicada no dia a dia”, pontua a executiva.
Pensando em uma forma mais concreta para tornar isso uma realidade, Ottília Duarte, que também é psicóloga e já ministrou aulas sobre conversas
difíceis, separou cinco dicas essenciais de organização e produtividade:
● Defina prioridades
Com tantas responsabilidades a serem cumpridas, ter todas em mente de uma vez pode tornar todo o processo mais angustiante. Por isso, uma boa
alternativa é elencar quais são suas prioridades e reservar mais tempo para elas, ao passo em que as demais tarefas serão realizadas posteriormente ou em menos duração.
● Estabeleça metas realistas
Muitos confundem produtividade com a capacidade de fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Ser produtivo, trata-se de fazer bem tudo o que é necessário. Por isso, em vez de encher sua agenda com diversos compromissos e metas, sabendo que não conseguirá cumpri-las, crie um cronograma realista e que possa ser alcançado com base em sua realidade e rotina diária
.
● Pesquise sobre técnicas de gerenciamento de tempo
Diversos estudos já foram feitos para definir qual a melhor forma de se organizar para ser mais produtivo. A partir daí, diversos métodos de gestão
de tempo foram criados. Pesquise quais são eles e aplique os que mais se identificam em sua rotina.
● Utilize a tecnologia a seu favor
Em vez de ver a tecnologia como uma inimiga ou uma distração, use ela a seu favor. Hoje, existem diversos aplicativos de organização e produtividade que podem te ajudar a conseguir consistência em sua rotina. Assim, você estará transformando algo que pode ser visto como um ponto negativo em algo que potencialmente te ajudará a atingir seus objetivos.
● Estabeleça um sistema de recompensas ao completar suas metas maiores
Como dito acima, é importante estabelecer metas que sejam condizentes com sua realidade. No entanto, isso não significa que você deve abandonar as metas a longo prazo, uma vez que elas podem ser verdadeiros impulsos para seguir em frente. Quando atingir esses marcos, dê uma recompensa a si mesmo, seja um dia de folga para recarregar as energias, separar um tempo para assistir uma série ou filme favorito ou qualquer outra coisa que tenha vontade, pois isso ajudará a te manter motivado mesmo após completar uma grande meta.
“Mesmo com todos esses direcionamentos, o mais importante é manter o foco e ser determinado até concluir as tarefas estabelecidas, independente dela serem simples ou complicadas”, finaliza a executiva.
Sobre o Pravaler
O Pravaler é a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e menos burocrático, a empresa tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. No mercado há 22 anos, tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú e, em 2021, fez sua. Em 2023 adquiriu a Workalove, edtech de orientação e desenvolvimento de carreira, com objetivo de contribuir com toda a jornada acadêmica e profissional do estudante. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de R$ 382 milhões e mais de 450 colaboradores apaixonados por educação, a companhia tem como meta ampliar o acesso à educação e contribuir para a transformação da vida de muitas pessoas.