22/04/2024 às 16h36min - Atualizada em 22/04/2024 às 18h07min

Prática de exercício físico ao ar livre é saúde disponível para todos 

*Ana Lucia Zattar Coelho  * Tatiane Calve 

Valquiria Cristina da Silva Marchiori
Rodrigo Leal

 

 

O crescimento do interesse em atividades ao ar livre reflete uma mudança significativa nas preferências e no comportamento das pessoas em relação à prática esportiva e de exercícios físicos como lazer. Com um papel central nesse movimento está a popularização de esportes comuns, como corrida, caminhada, jogos e brincadeiras. Essa afirmação é comprovada em recentes pesquisas, com um estudo realizado pelo Google entre os anos de 2020 e 2021, em que foi apresentado um aumento no interesse por práticas de algumas modalidades como ciclismo (+144%). Segundo os dados da Sport Track, pioneira no mercado brasileiro em pesquisa e inteligência de mercado, 39% do público declarou ter começado a praticar algum esporte novo no período da pandemia e pós-pandemia, com destaque para caminhada (23%), corrida (18%) e bicicleta (10%).  

Outra pesquisa realizada em conjunto com dados da Numbeo (um banco de dados global) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 30% dos brasileiros praticam exercícios físicos regularmente, seguindo as recomendações de saúde, seja por meio de caminhadas, corridas ou outras atividades ao ar livre. A popularidade dessas atividades está associada a uma maior conscientização sobre a importância do bem-estar físico e mental, que aumentou seus praticantes na pandemia e seguiu uma linha crescente no quesito de novos adeptos. A prática regular de exercícios ao ar livre não só contribui para a melhoria da saúde física, como também proporciona benefícios emocionais, como redução do estresse, aumento da sensação de bem-estar e elevação do humor. 

Além dos benefícios para a saúde física e mental, a popularização dos esportes ao ar livre também é impulsionada pelo seu baixo custo em comparação com outras formas de entretenimento e exercícios físicos. Muitas das atividades ao ar livre, como caminhadas, corridas e jogos recreativos, não exigem equipamentos sofisticados ou mensalidades em academias, tornando-as acessíveis para uma ampla gama de pessoas, independentemente, de sua situação socioeconômica. 

As atividades ao ar livre, com seu viés tanto urbano, quanto na natureza, oferecem uma experiência rica, que mescla o dinamismo da vida urbana com a tranquilidade e beleza da natureza. Os ambientes urbanos, ruas, parques, praças e áreas verdes proporcionam refúgios onde as pessoas podem encontrar momentos de relaxamento, exercícios físicos e convívio social. Por outro lado, em locais naturais como trilhas, montanhas e praias - os praticantes dessas atividades têm a oportunidade de explorar as paisagens, respirar ar puro e se reconectar com a natureza. Essa dualidade oferece uma variedade de experiências que atendem às diversas necessidades e preferências das pessoas, promovendo um equilíbrio entre a vida urbana moderna e a apreciação pela beleza da natureza. 

Um dos aspectos mais marcantes dessa tendência é a valorização da interação com a natureza que proporciona oportunidades de utilização responsável e sustentável dos espaços ao ar livre, diretamente relacionada à preservação do meio ambiente. Ao desfrutar de ambientes naturais, é fundamental adotar práticas que minimizem o impacto negativo sobre os ecossistemas locais. Isso inclui o descarte adequado de resíduos, a não perturbação da flora e fauna nativas, a conscientização sobre a conservação dos recursos naturais e o respeito às regulamentações ambientais estabelecidas.  

Atualmente, uma variedade de espaços ao ar livre é frequentemente utilizada para a prática de atividades físicas e de lazer. A variedade de opções disponíveis reflete não apenas a crescente valorização e busca por interação com espaços abertos, natureza e arquitetura urbana na vida cotidiana das pessoas, mas também a consideração do fator econômico. Dessa forma, a valorização dos espaços abertos não apenas promove um estilo de vida saudável, mas também contribui para a construção de comunidades mais inclusivas e economicamente sustentáveis, prezando por uma melhoria constante de qualidade de vida. 

* Ana Lucia Zattar Coelho 

* Tatiane Calve 

Ambas compõem o quadro docente do curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Internacional UNINTER. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp