Acontece até 19 de abril a Mostra Ecofalante de Cinema, considerado o mais importante evento audiovisual da América do Sul dedicado às temáticas socioambientais, na cidade gaúcha de Santa Maria (RS).
Os destaques da programação do último dia itinerância da 12ª Mostra Ecofalante em Santa Maria, que acontece na EMEF Vicente Farencena, em sessão somente para alunos, traz ocurta-metragem brasileiro “Entre Muros”, assinado por Gleison Mota, discutirá a temática do preconceito e da desigualdade através da história de um filho de empregada doméstica que passa as férias ajudando sua mãe no trabalho, em um condomínio de luxo. A questão racial é trazida para discussão através da animação franco-belga “Zarafa”, que fala sobre escravidão e preconceito através da história de amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. Já a produção “Sobre amizade e bicicletas”, que foi premiada como Melhor Filme na 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, discutirá acessibilidade e inclusão ao narrar a história Thiago, um menino que é encorajado a participar de uma corrida de bicicletas a partir de seu contato com Cecília, uma menina com deficiência visual.
Em “Teo, o menino azul”, dirigido por Hygor Amorim, somos confrontados com questões sobre paz e redução das desigualdades através da história de um menino inconformado com os problemas do mundo e com o egoísmo da humanidade. Já a questão indígena será coberta por três diferentes animações. “Caminho dos Gigantes”, de Alois Di Leo, é uma produção brasileira que explora as forças da natureza e a nossa conexão com a terra e seus elementos. Enquanto isso, “Mitos Indígenas em Travessia”, dos diretores Julia Vellutini e Wesley Rodrigues, compartilha seis histórias dos tempos antigos das etnias Kuikuro, Javaé e Kadiwéu. Por fim, a animação francesa “Yakari, uma jornada fantástica” trará a história de uma criança indígena da tribo Sioux que parte para uma aventura desconhecida.
Realização A itinerância da Mostra Ecofalante de Cinema em Santa Maria é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O evento tem apresentação da Taesa, patrocínio da BASF e apoio da Drogasil. Tem apoio institucional da Prefeitura de Santa Maria, Governo do Rio Grande do Sul, Cesma, Cineclube da Boca, Cineclube Lanterninha, Embaixada da França e Ministério do Meio Ambiente. A produção é da Doc & Outras Coisas e a coprodução é da Química Cultural. A realização é da Ecofalante e do Ministério da Cultura.