22/04/2024 às 11h02min - Atualizada em 22/04/2024 às 18h02min
Caixa de gordura descuidada pode acabar com reputação de restaurantes
Caixa de gordura pode ser um problema
Aroldo Antonio Glomb Junior
www.kakoi.com.br
Divulgação Um belo dia a cozinha de um restaurante começa a apresentar alguns problemas inconvenientes. Insetos passam a circular pela cozinha, um
cheiro forte e desagradável toma conta do ambiente e tudo vem dos ralos, da pia ou do piso. Muita coisa começa a voltar por onde a água deveria escoar, um claro sinal de que algo está entupindo a tubulação.
Para piorar, essa obstrução é acompanhada de uma massa de aspecto viscoso que insiste em aparecer. Se bater fiscalização, é multa na certa de acordo com a Lei 19.260 em vigor desde fevereiro de 2018. Bares, restaurantes e qualquer outro estabelecimento comerciais que utilizem ou vendam óleo, ou gordura de origem animal e vegetal, são obrigados a realizar o descarte correto sob pena de multas que variam entre duas a dez Unidades Padrão Fiscal do Paraná, que é de R$ 96,17 cada. Se for reincidente, as atividades podem ser suspensas.
O que causa entupimento na tubulação e na caixa de gordura? O óleo usado é um dos principais culpados. Por mais que tenha esse nome sugestivo, a caixa de gordura não é um espaço para restaurantes descartarem óleo usado achando que tudo ficará bem. Mesmo em pequenas quantidades, o material causará estragos ao barrar resíduos orgânicos entrando em decomposição.
Para Vitor Dalcin, diretor da
Ambiental Santos, o problema está na falta de manutenção. Todo material despejado nas pias vai direto para a caixa de gordura, equipamento que realmente consegue reter materiais orgânicos para não alcançarem a rede pública de esgoto. Mas as chances desta caixa entupir são enormes:
“Bares e restaurantes não podem descuidar da limpeza destas caixas de gordura. A manutenção é fundamental para evitar transtornos. Já pensou na reação de clientes que sentirem um cheiro forte saindo da cozinha? É perder freguês na hora” reforça Vitor.
Sobre este ponto, vale ressaltar que os comentários no Google Meu Negócio, redes sociais ou páginas de avaliação podem prejudicar a imagem de um estabelecimento, e uma simples busca por
restaurantes "com cheiro ruim" podem comprovar essa premissa. “Basta uma avaliação de cheiro forte de gordura na cozinha para macular a imagem do restaurante”.
Não jogar óleo na pia evita 90% desse tipo de problema. A caixa de gordura não foi criada para reter óleo, mas sim evitar que partículas passem para a rede de esgoto. O segundo passo é limpar o dispositivo e essa manutenção varia em frequência, dependendo do porte do restaurante:
“Por isso é preciso evitar jogar óleo na pia. O excesso desse material é que faz o estrago e a manutenção da caixa de gordura fica mais trabalhosa e extremamente cara. Sem contar que o encanamento será afetado, precisando ser limpo de maneira mais intensa. Sem manutenção, as chances deste sistema colapsar são enormes” finaliza o diretor.