No sábado, 20/4/2024, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) reuniu dirigentes das federações filiadas e membros do conselho fiscal e da diretoria em sua Assembleia Geral Ordinária, realizada em São Paulo (SP).
Na ocasião, aconteceu a apresentação do balanço anual de 2023 e do parecer do conselho fiscal da CBDS, que foram aprovados pelos dirigentes das federações filiadas, presentes na assembleia.
Além disso, o diretor de eventos nacionais, Victor Hugo Sepulveda, apresentou um relatório das atividades realizadas em 2023 e também dos eventos internacionais que teve a participação de surdoatletas brasileiros.
O advogado da CBDS, Dr. Samuel Eloi, apresentou a proposta de reforma do Estatuto Social da confederação. Durante a apresentação, os presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as alterações propostas para o novo estatuto, que foi aprovado.
A presidente Diana Kyosen com membros da diretoria da CBDS (Foto: Divulgação | CBDS)
Outro assunto que entrou em votação, envolveu a ampliação do prazo de afastamento temporário do vice-presidente da CBDS de suas atividades. Atualmente, o estatuto prevê 90 dias de afastamento, com retorno automático às funções, após o prazo. A maioria foi contrária à mudança.
Realizada na na sede do CT Paralímpico Brasileiro, graças a uma parceria da CBDS com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a assembleia reuniu dirigentes das federações filiadas de todo o Brasil, o que tornou o evento ainda mais democrático e representativo.
"Realizamos uma assembleia muito proveitosa e todos os participantes puderam expor suas opiniões. Com isso, tivemos muitas trocas importantes e uma grande interação entre os presentes", explica a presidente da CBDS, Diana Kyosen.
Segundo Diana, a aprovação das contas da CBDS e da nova proposta de reforma do Estatuto Social reafirma a transparência da atual gestão. "A aprovação das contas demonstra que estamos no caminho certo e aproveito para agradecer a todos que participaram, pelo envolvimento neste projeto, e pelo apoio aos projetos desta gestão, que é pautada na transparência e na união."
Após a assembleia, a equipe da diretoria de Esportes da CBDS aproveitou a ocasião para realizar um workshop sobre o planejamento esportivo dos eventos nacionais e internacionais do surdodesporto, que serão realizados entre 2024 e 2028.
Para saber mais acesse o site da CBDS.