Um dia após a derrota para o Flamengo no Campeonato Brasileiro, o São Paulo anunciou a demissão do treinador Thiago Carpini. A aposta do Tricolor paulista no jovem treinador que foi vice-campeão Paulista em 2023 com o Água Santa e obteve o acesso à Série A do Brasileiro com o Juventude, acabou não se pagando, sendo demitido após 18 partidas no comando do time.
Rivaldo, embaixador da Betfair, comentou sobre a situação dos treinadores no futebol brasileiro. O pentacampeão também comentou sobre a volta de Romário aos campos atuando pelo América do Rio de Janeiro, aos 58 anos, e a reta final dos campeonatos na Europa.
A cultura brasileira de demissão dos treinadores
Para Rivaldo, a forma como o futebol brasileiro lida com treinadores não é boa. “Isso no Brasil não vai mudar. Quando um time começa a perder ou os resultados não agradam, o primeiro a ser ‘sacrificado’ é o técnico. Ninguém pode fazer isso com todos os jogadores e na minha opinião a maioria das vezes a culpa está nos jogadores. Mas o presidente não pode mandar todos os jogadores embora, então sempre cai no treinador”, disse em entrevista à Betfair.
O ex-jogador do São Paulo também acredita que Carpini não seja o culpado da situação. “Não acho que seja culpa do Carpini, mas são coisas do futebol, especialmente no Brasil, onde os treinadores não têm tempo. Eles precisam ganhar o tempo todo e quando o time começa a ficar embaixo na tabela ou começa mal, as críticas começam e o presidente acaba sempre mandando o treinador embora para aliviar as coisas.”
O embaixador da casa de apostas ainda deixou um “alerta” sobre os treinadores do Brasileirão 2024. “E ele não vai ser o único, viu? Vai acontecer muito em um campeonato como o Brasileirão. Dificilmente um treinador começa e termina no mesmo time no campeonato. São poucos os que têm essa oportunidade, tudo depende dos resultados e com certeza uns 10 treinadores serão demitidos. A cultura do Brasil jamais vai mudar em relação aos treinadores”, afirmou à Betfair.
Romário de volta aos campos
Romário anunciou que disputará a A2 do Carioca pelo América-RJ, clube no qual é o presidente. Ele ainda vai ter a chance de jogar ao lado de seu filho, que faz parte do elenco do Mecão. Rivaldo comentou sobre a decisão do baixinho e relembrou quando atuou com seu filho Rivaldinho, no Mogi Mirim.
“Eu acho muito legal da parte do Romário voltar aos gramados para atuar com o filho. Foi muito importante para mim quando fiz isso, e acho que para ele realizar um sonho dele e do próprio filho dele. É algo que fica marcado demais para o pai jogar com o filho. Eu tive essa chance de jogar com meu filho e isso foi emocionante. Acho que o Romário ainda tá inteiro e está magrinho, então ainda dá para brincar um pouco. Se a bola vier no pé dele, ele com certeza vai fazer gol”, contou Rivaldo à Betfair.
Mourinho de volta ao Barcelona?
Sem treinar nenhuma equipe desde o começo de 2024, o nome de José Mourinho vem crescendo como uma opção para a próxima temporada do Barcelona. Rivaldo, que foi treinado pelo português em seus tempos no clube catalão, vê com bons olhos uma possível volta dele para o time, mesmo considerando a história que ele construiu com o Real Madrid.
“Tem muitos torcedores que não aceitam jogadores e treinadores que passaram pelo rival. Mas o Mourinho já passou pelo Barcelona antes de ir para o Real e ele é uma grande pessoa. Claro que a intensidade dele como treinador e forma polêmica em alguns temas, causaram alguns problemas com a torcida do Barcelona. Mas acho que ele faz tudo de uma forma muito positiva”, analisou.
O embaixador da Betfair ainda comentou que acredita mais no nome de Mourinho, do que em uma possível volta de Guardiola, que também foi especulado pela imprensa espanhola. “Considerando que ele está sem clube e a situação do Barcelona, na minha opinião é mais fácil ele ir para o time do que o Guardiola. Seria uma baita contratação para o Barcelona, mesmo sabendo que alguns torcedores não gostam do nome. Sem dúvida ele faria um grande trabalho, conhece o time, o campeonato espanhol, a Liga dos Campeões e tem muita experiência”, afirmou o ex-jogador.
Rodrygo pode ser sacrificado no Real
A novela de Kylian Mbappe e Real Madrid voltou a crescer nas últimas semanas. Para muitos especialistas e os comentários na imprensa espanhola, se o jogador francês chegar, o brasileiro Rodrygo, possivelmente, poderá perder espaço no elenco galático. Rivaldo comentou sobre o assunto e pediu calma sobre a situação.
“É difícil falar agora porque precisamos ver se ele vai chegar mesmo. A gente sabe que às vezes tudo muda de repente, então precisamos esperar ele chegar. Mas sobre o Rodrygo, ele precisa confiar no futebol dele, não precisa se preocupar com isso.”
Porém, o embaixador da Betfair afirmou que caso a situação se confirme e o brasileiro perca espaço, ele deverá buscar novos ares. “Caso ele seja ‘sacrificado’, ele tem espaço em qualquer equipe do mundo. É um jogador que já ganhou a Liga dos Campeões atuando bem e tem a chance de vencer mais uma neste ano. Vejo que seria uma injustiça para ele [sair nesse momento], porque está jogando bem pelo Real Madrid”, finalizou.