A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), instituição privada sem fins lucrativos que faz a gestão completa do diagnóstico por imagem, marca presença no 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, expondo as principais tendências para o setor da saúde.
Com o tema “Mudanças Climáticas e impactos no SUS”, o Congresso, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, será realizado de 17 a 19 de abril de 2024 na cidade de Santos/SP.
A FIDI tem a honra de participar pela primeira vez como expositora, demonstrando seus mais diversos serviços e soluções customizadas em diagnóstico por imagem, Telerradiologia, Gestão Completa e Consultoria de hospitais e instituições de saúde públicas e privadas.
Para a CEO da FIDI, Simone Vicente, ampliar a qualidade de vida por meio de exames diagnósticos qualificados é uma missão. “Nossos serviços são completamente voltados para a humanização do paciente. Por meio de recursos inovadores, que contribuem com a área da saúde, temos conquistado novos avanços no setor diagnóstico por imagem que garantam exames cada vez mais objetivos, ágeis e concisos”, explica Simone.
Presente em dois painéis diferentes, com o intuito de demonstrar seus serviços e os principais projetos como o projeto radiografia de tórax por meio de Inteligência Artificial e o algoritmo de detecção de sangramento intracraniano para detectar Acidente vascular cerebral (AVC) e o a FIDI, a fim de criar conectividade com o público, também promoverá um quiz interativo com perguntar sobre a FIDI, gerando assim um momento de conversa, descontração e com direito a brindes.
O primeiro painel mostrará a radiografia de tórax e em como os dados extraídos deste exame por meio da Inteligência Artificial (IA) podem facilitar a identificação de doenças. A radiografia de tórax é um dos exames mais frequentes na radiologia, com isso, a FIDI extraiu os dados da cidade de Santos/SP, com base na localização dos pacientes com cada uma das patologias, com a intenção de mostrar que é possível compreender informações epidemiológicas desses exames e criar um mapa epidemiológico da cidade para identificar doenças como tuberculose, nódulos pulmonares e outras patologias que são detectadas pelo exame de tórax.
O segundo painel apresentará dados extraídos do DataSUS sobre o AVC no estado de São Paulo. A FIDI trará uma avaliação da situação geral do município com relação ao AVC, com informações de número de casos diagnosticados para discutir como que tem sido o fluxo de diagnóstico dentro do município e abrir um debate com os secretários municipais de saúde e outros tomadores de decisão em como a FIDI pode auxiliar no tratamento e no cuidado desses pacientes, mediante aos índices e números.
Ao longo dos anos, a instituição tem atuado com eficácia na promoção da saúde diagnóstica, contribuindo fortemente no sistema público de saúde, especificamente no Estado de São Paulo, na formação de um setor por imagem vigoroso e que colabora efetivamente na atuação da saúde municipal, e consequentemente na melhoria da saúde pública para a população brasileira.
O real impacto que a FIDI gera para sociedade é contribuir com o acesso a exames que colaboram com a saúde de todos. Por isso, o ecossistema da fundação vai desde a agilidade de um diagnóstico, para que um paciente possa iniciar o tratamento com antecedência, à diminuição de filas de exames no sistema público e na rede privada, maior disponibilidade de leitos, melhor utilização de recursos, até a humanização no atendimento.
O 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP, é uma oportunidade única para estar por dentro dos avanços na saúde, não perca essa oportunidade de estar presente em um evento tão relevante que visa as melhores práticas para a saúde do país.
Sobre a FIDI
Fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI é uma Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas. Com 2.065 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 400 médicos, a FIDI está presente em 80 unidades de saúde nos estados de São Paulo e Goiás, e é a maior prestadora de serviços de diagnóstico por imagem do SUS, realizando aproximadamente 5 milhões de exames por ano, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X e densitometria óssea. Com soluções customizadas em diagnóstico por imagem, a FIDI oferece serviços de Telerradiologia, Gestão Completa e Consultoria.
A Fundação também trabalha na proposição de soluções inovadoras para a saúde pública, como o sistema de análise de imagens de tomografia computadorizada por inteligência artificial, e participou da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. Por duas vezes, a FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2019 e 2020, na categoria Qualidade Assistencial, e por três vezes foi medalhista em desafios internacionais de aplicação de inteligência artificial no diagnóstico por imagem, propostos na conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, considerado o maior congresso do setor no mundo. Ao final de 2020, a Central de Laudos da FIDI obteve a certificação ISO 9001:2015 de Gestão da Qualidade, pela International Organization for Standardization e, em 2021, recebeu o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW).