18/01/2024 às 00h23min - Atualizada em 18/01/2024 às 00h23min

Paulistas e Paulistanos do Brasil

Caríssimo e estimado leitor, como sabemos nosso poderoso Estado de São Paulo, tem 44.420.459 habitantes um crescimento de7,65% de 2010 a 2022, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pergunta que lhe faço é, você conhece alguém que veio de outro estado para tentar uma vida melhor no nosso Estado? Outra pergunta, alguém de sua família veio com esse intuito também? 
Como paulistano do Tatuapé, irei contar uma história de uma Maria e de um Marcelo.
Minha mãe, a Dona Mazé (Maria José), que já habita com o Criador (quanta saudade!!!), nasceu em dezembro de 1934, na cidade de Timbaúba, no Estado de Pernambuco. E veio para nossa cidade em 1955, acreditando, aqui, ser um lugar próspero. Lutou muito, enfrentou preconceitos, passou muitos percalços e venceu, juntamente com meu pai, Don Marcelo, nascido em 1936, em Charagua - Bolívia que também chegou em 1955, que enfrentou a dificuldade de um idioma não conhecido, preconceito também e assim como minha mamãe, lutou muito e também venceu, hoje curte sua aposentadoria em Itanhaém, litoral sul do nosso estado. Assim como a história de minha querida mamãe e de meu papai, milhares de centenas chegam diariamente na segunda maior rodoviária do mundo! São 90 mil pessoas que circulam diariamente e 11 milhões por ano. São muitos brasileiros e estrangeiros que chegam em São Paulo com o sonho de uma vida digna. 
Sigo esta coluna com uma extrema indignação ouvindo falas preconceituosas para quem vem de outros Estados Brasileiros e até de outros países. Partindo do principio que todos somos brasileiros porque esse preconceito? São esses brasileiros que escreveram e continuam a escrever a história esse poderoso Estado.
Mesmo aqueles que são paulistas e paulistanos tem em seus antepassados, pessoas que vieram para cá em um passado distante e que abdicaram de suas raízes. 
Finalizando esta coluna, com a ultima parte do Hino do Estado de São Paulo acrescentando uma parte:
“.... Entreabre agora os véus
Do cafezal, Senhor dos Horizontes!
Verás fluir por plainos, vales, montes
Usinas, gares, silos, arranha-céus!
Construídos por todos os brasileiros!!!

Márcio Pedraza Aguilera
Cientista Social

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp