21/12/2023 às 22h18min - Atualizada em 21/12/2023 às 22h18min

Alguns sinais importantes e sintomas do transtorno de personalidade borderline

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos. 
No transtorno de personalidade borderline, os indivíduos acham que estão sendo abandonados ou negligenciados, eles sentem medo intenso ou  ficam em pânico ou furiosos quando eles gostam muito de alguém,  e o mesmo está atrasado ou não pode ir até eles quando são solicitados. Eles pensam que esse abandono significa que eles não são pessoas boas. Eles temem o abandono em parte porque não querem estar sozinhos. 
Os pacientes tendem a mudar o ponto de vista que têm de outras pessoas de forma drástica. Idealizam no início do relacionamento a pessoa como potencial, exigem muito dessa pessoa, o compartilhamento de tudo por exemplo, e como na maioria do tempo as pessoas não conseguem fazer o que eles querem, sentem-se desiludidos,  então eles desprezam ou fica irritados com a pessoa. Essa mudança da idealização para desvalorização reflete o pensamento maniqueísta (divisão e polarização do bem e do mal). 
No borderline o paciente pode sentir empatia e cuidar de uma pessoa, mas somente se eles acharem que essa outra pessoa estará disponível para eles sempre que necessário. 
Controlar sua raiva e muitas vezes se tornar inadequados e intensamente irritados,  pacientes é muito presente esses tipos de comportamento. Pois os mesmos podem expressar sua raiva com sarcasmo cortante, amargura ou falação irritada, muitas vezes direcionada a pessoa que o cuida ou a pessoa próxima afetiva, por negligência ou abandono. Muitas vezes eles   sentem vergonha e culpa, reforçando seus sentimentos de que não são bons. 
As mudanças  podem ocorrer de maneira repentina e radicalmente em sua autoimagem, mostrada pela mudança súbita dos seus objetivos, valores, opiniões, carreiras ou amigos quando falamos de um paciente com transtorno de personalidade. Mostram-se carentes em um minuto e se sentem justificadamente com raiva sobre serem maltratados em seguida. 
A disforia intensa, irritabilidade, ansiedade, costumam durar apenas algumas horas e raramente duram mais do que alguns dias; elas podem refletir a extrema sensibilidade às tensões interpessoais em pacientes com transtorno de personalidade borderline. 
A auto sabotagem em pacientes com transtorno de personalidade borderline muitas vezes acontecem quando estão prestes a alcançar um objetivo ou realizar algo muito importante para o mesmo, eles podem abandonar a escola pouco antes de graduação, ou podem arruinar um relacionamento promissor. 
O Transtorno de Personalidade Borderline também apresentam altas taxas de ocorrência em conjunto de outros transtornos mentais, como distúrbios do humor, transtornos de ansiedade e distúrbios alimentares, além de abuso de substâncias, automutilação, além de pensamentos e comportamentos suicidas. Indivíduos com Síndrome de Borderline podem alternar momentos em que estão estáveis com surtos psicóticos, manifestando comportamentos descontrolados. 

Psicanalista Tatiana N. Vieira 
Instagram:
@tatiana_terapeuta_psicanalista 
Tiktok :@psicanalista_tatiana_nv 
Email: [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp